• RH Bahia
  • Prêmio Boas Práticas

31/05/2019 18:10

Governo do Estado leva saúde e segurança hídrica ao Litoral Sul

A população do Litoral Sul da Bahia já não precisa viajar para Salvador em busca de atendimento médico. O Governo do Estado investiu R$ 124 milhões na construção do Hospital Regional Costa do Cacau, que é referência para 65 municípios. Localizada na rodovia Ilhéus-Itabuna, esta é uma das maiores e mais modernas unidades de saúde da Rede Pública do Estado.

São 225 leitos, sendo 30 leitos de Terapia Intensiva (UTI), além de parque de bioimagem completo, com equipamentos de última geração. Inaugurado em dezembro de 2017, o hospital oferece atendimento em 13 especialidades: clínica médica geral, cardiologia, saúde mental, neurologia, ortopedia, infectologia, urologia, nefrologia, terapia intensiva, cirurgia geral, ortopédica, neurológica e vascular.

Foto: Sesab
(Foto: Sesab)

Em Itabuna, a Policlínica Regional de Saúde será inaugurada ainda em 2019. Ela vai atender pacientes de Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, São José da Vitória, Una, e Aurelino Leal.

A população desses municípios terá acesso a uma variedade de especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Diversos exames também serão oferecidos, como ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, entre outros.

Segurança hídrica

Outro importante investimento do Governo do Estado no Litoral Sul é a Barragem do Rio Colônia, que tem capacidade para armazenar até 62 milhões de metros cúbicos de água. Além de garantir o abastecimento para cerca de 300 mil moradores de Itabuna, Itapé e Itaju do Colonia, o equipamento reduz o risco de enchentes na região.

(Foto: Divulgação)

Inaugurada em julho de 2018, a barragem é resultado de um investimento de R$ 111 milhões. As obras incluíram também a mudança do traçado da BA-120, que liga Itapé a Itaju do Colônia, relocação de linhas de energia e construção de casas para as famílias que ocupavam a área do espelho d´água, além da mitigação dos impactos ambientais.