• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Educação

15/05/2019 18:10

Secretaria da Educação e Prefeitura de Lauro de Freitas discutem regime de colaboração

O fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios para ações voltadas à melhoria das aprendizagens dos estudantes foi pauta de um encontro, nesta quarta-feira (15), entre o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a prefeita Moema Gramacho e a secretária municipal de Educação de Lauro de Freitas, Vânia Galvão. 

Durante o encontro, foram feitos encaminhamentos para a ampliação do Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (Ceep/TIC), unidade da rede estadual de ensino no município, e apresentado o projeto para a implantação de um Parque de Ciências e Virtuário (Planetário).

Na ocasião, Rodrigues destacou a importância deste diálogo permanente com os gestores municipais e a união de forças para o avanço das políticas públicas educacionais no Estado. "O nosso foco é o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios em defesa da Educação pública e da qualidade da aprendizagem. O Estado não consegue fazer uma agenda de Educação se não tivermos a participação das prefeituras e secretarias municipais de Educação de forma conjunta. Este encontro reafirma o nosso objetivo de caminharmos juntos", afirmou.  

A importância da parceria entre municípios e Estado também foi comentada por Moema Gramacho. “Tratamos com o secretário Jerônimo ações que visam estreitar, cada vez mais, a nossa parceria. Então, foi uma reunião de desdobramento do pleito que nos foi colocado pelo governador Rui Costa, a partir da sua visita recente ao nosso Ceep/TIC, sobre o desejo dele de ampliar, de fazer uma nova escola, bastante equipada de tecnologia. Rui ficou impressionado com a produção dos estudantes da unidade e nos pediu para providenciar uma área para ampliá-la".  

Além disso, a prefeita disponibilizou a piscina semiolímpica recém-inaugurada e a Praça da Inclusão, a ser inaugurada no próximo mês, para que as escolas da rede estadual possam utilizar os equipamentos, em parceria com a prefeitura municipal. 

A reunião incluiu a participação do pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Penildon Silva Filho, que apresentou o projeto do Planetário em Lauro de Freitas. “A proposta do Planetário em Lauro de Freitas é multifacetada, pois envolve Educação, Cultura, Turismo e Sustentabilidade. Em outras cidades que têm o equipamento, este acaba sendo um espaço de Educação que permite que as crianças e os jovens, no contraturno, possam ter contato com o universo científico de uma forma muito mais atrativa, lúdica e artística". 

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.