• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Educação

15/05/2019 14:40

Secretaria da Educação planeja ações para o fortalecimento da Educação do Campo

A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta terça-feira (14), um encontro com representantes do Fórum Estadual de Educação do Campo (FEEC). O objetivo foi discutir ações, metas e estratégias para o fortalecimento da Educação no Campo. A atividade contou com a participação de representantes de universidades estaduais e federais, de movimentos sociais, de escolas familiares agrícolas e de ONGs, além de gestores da Secretaria acompanhando o titular, Jerônimo Rodrigues.

O secretário Jerônimo falou da importância deste diálogo. “Pactuamos aqui, hoje, uma agenda que deverá envolver outras secretarias do Estado, dentro de uma articulação ampla, para construirmos uma política pública da Educação do Campo a ser integrada ao PPA 2020-2023 (Plano Plurianual), que será concluído em agosto. É importante que este diálogo inclua, também, outras instituições, como as universidades e entidades, como a Undime [União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação] e a UPB [União dos Prefeitos da Bahia]. Além disso, temos uma rede de professores muito qualificada e o IAT [Instituto Anísio Teixeira], que estão contribuindo no processo de formação continuada. Então, temos vários elementos importantes para construirmos uma política estratégica e sensível, buscando a melhoria da Educação na Bahia.”

Integrante da executiva do Fórum Estadual de Educação do Campo, Iracema Lima dos Santos destacou a importância da reunião com a Secretaria da Educação. “Para o fórum foi muito importante este encontro com o secretário Jerônimo e sua equipe porque pudemos trazer para a mesa de discussão as demandas da Educação do Campo no Estado. Neste momento, quando a gente abre o diálogo sobre a pauta, saímos daqui muito animados com as perspectivas daquilo que vamos poder construir juntos com a Secretaria, os municípios e outros parceiros, além dos sujeitos do campo, porque eles são as pessoas fundamentais neste processo”.

Celi Tafarel, membro do fórum na condição de representante da Universidade Federal da Bahia (Ufba), também falou sobre as expectativas a partir de agora. “Considero muito importante o fórum estar recebendo da Secretaria todo o apoio para atender a demanda que vem do campo, cujas reivindicações vêm dos povos tradicionais, das áreas de reforma agrária, dos quilombolas, dos indígenas. São demandas importantes para um projeto de escolarização que visa a humanização, a preservação da natureza, as questões agrícolas e agrárias, que são questões da vida humana e são estruturantes não só para o campo, como para a cidade também. Nesta reunião, hoje, ficou evidente que o secretário Jerônimo, por todo acúmulo de experiências e envolvimentos anteriores, principalmente com o desenvolvimento de um modelo de desenvolvimento para o campo na Bahia, tem uma compreensão de Educação no Campo importante”, pontuou.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
 

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.