• RH Bahia
  • Prêmio Boas Práticas

Sugestão de pauta

12/04/2019 15:50

Reunião discute agenda comum de aprendizagem entre estados do Nordeste

Salvador receberá os secretários estaduais de Educação da Região Nordeste na próxima segunda (15). Eles serão recepcionados pelo secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e pelo vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o secretário Fred Amancio, de Pernambuco. Entre os temas a serem discutidos na reunião estão uma agenda de prioridades para a Educação dos Estados, denominada Agenda da Aprendizagem, e políticas integradas e específicas para a região.

O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a construção desta agenda comum. “Já estamos desenvolvendo na Bahia um trabalho para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem, mobilizando os gestores, educadores e as comunidades escolares. Estas ações vêm muito alinhadas com esta Agenda de Aprendizagem que o Consed pretende criar, para podemos compatibilizar um desejo específico da Bahia com uma pauta nacional”, disse.

O secretário Jerônimo destacou, ainda, a importância deste encontro na Bahia. “Esta reunião aqui na Bahia tem o objetivo de discutir esta agenda dentro do conselho, que nos dá um respaldo técnico, político, de informações e assessoria, além de ser uma valiosa oportunidade de trocarmos experiências com outros Estados”, destacou.

Sobre a Agenda da Aprendizagem

A Agenda da Aprendizagem é um conjunto de ações que serão desenvolvidas em regime de colaboração entre União, Estados e Municípios. Ela foi elaborada pelo CONSED e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). O documento vai nortear a colaboração entre Estados e municípios no próximo biênio e está dividida em duas partes: uma voltada ao Ministério da Educação, com as demandas consideradas urgentes para os Estados e municípios. A segunda contém os temas estratégicos para o biênio 2019/2020.