• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova

Desenvolvimento Social

23/01/2019 18:44

Seminário de integração pedagógica reúne profissionais do Neojiba em Salvador

Coordenadores e instrutores que atuam nos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), participam, desde segunda-feira (21), de um seminário pedagógico de integração. Realizado na Universidade Católica do Salvador (Ucsal), o encontro tem como objetivo trabalhar os conceitos, ideias e propostas do programa com a participação de profissionais que atuam na capital e no interior.

Os participantes discutem, a partir de palestras e grupos de estudo, temas envolvendo teoria da educação, teoria da educação musical, manutenção de instrumentos e questões burocráticas, entre outros. "Ter toda equipe reunida é um privilégio porque, ao longo do ano, as pessoas estão ocupadas em seus locais de trabalho, em Salvador e no interior, e aqui nós tempos a oportunidade nos reunir e discutir os temas que serão parâmetro para o nosso trabalho ao longo de 2019", explicou o gerente pedagógico do Neojiba, José Henrique de Campos. 

Para o músico, compositor e atual coordenador do Núcleo Neojiba em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, João Omar, "a semana pedagógica é muito importante para quem vem do interior porque possibilita um contato direto com gestores e coordenadores, permitindo esclarecer questões e colocar em discussão problemas pedagógicos que surgem durante o trabalho. Eu acho que a alma do projeto também vem desse elemento social de interação e de compartilhamento. Esse é um momento fundamental para pegar fôlego e começar o ano", afirmou. 

O secretário da SJDHDS, Cezar Lisboa, esteve no encontro, nesta quarta-feira (23), e conversou com os participantes sobre o orgulho e a felicidade de ver a atuação do Neojiba, que atende mais de 6 mil jovens na Bahia. "Quero parabenizar todos vocês porque o trabalho com a música é espetacular. O nosso grande desafio esse ano será articular e integrar ainda mais os diferentes programas sociais do governo, para ampliar seu alcance e efetivamente ter várias alternativas e possibilidades para os participantes", comentou. 

O responsável pela pasta que abriga o Neojiba lembrou ainda do que ouviu de um jovem participante do Neojiba: "Não se trata de aprender só música, mas sim de aprender vida e cidadania". O diretor musical do Neojiba, Eduardo Torres, e a coordenadora do Neojiba na SJDHDS, Ana Vilas Boas, acompanharam o secretário na visita ao seminário.

Fonte: Ascom/SJDHDS

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.