• Festival

Desenvolvimento Social

05/12/2018 12:10

Jornalista com deficiência audiovisual pretende publicar guia para imprensa

Ednilson Sacramento, 56 anos, sempre trabalhou na área de Comunicação. A paixão em produzir fanzines, jornais, resenhas, shows e eventos do ramo musical – especificamente do rock – despertava, nele, a vontade de estudar e se profissionalizar, mas era difícil por conta da rotina. 'Ed', apelidado carinhosamente pelos amigos e conhecidos, tentou ingressar na universidade através do vestibular, mas a perda gradativa da visão, causada pela retinose pigmentar, doença hereditária que provoca degeneração na retina, dificultou na hora de fazer a prova. Entre os 30 e 32 anos, ele perdeu totalmente a visão.

A convite da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Ednilson aceitou contar sua trajetória para compor a Semana da Pessoa com Deficiência (PcD) da SJDHDS, em que foram produzidas cinco reportagens especiais apresentando histórias de vida de PcDs, a serem divulgadas no site e redes sociais da Secretaria ao longo do período.

“A partir da necessidade de cuidar da saúde, deixei de atuar de maneira habitual no mercado. Eu tinha mais tempo livre e vi, nisso, uma oportunidade de voltar a estudar”, contou. Foi quando, a partir de 2010, começou o processo de inclusão no ambiente acadêmico, no momento em que ele iniciou o Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades, na Ufba, até se formar em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo no ano passado.

“Foi um processo duro. Tive que provar para as pessoas que eu tinha o direito de estudar, como qualquer um”, desabafou o jornalista, mencionando, também, o despreparo da sociedade e a disputa por identidade e espaço das pessoas com deficiência nas universidades. “Nunca fui convocado espontaneamente para um grupo sem a intermediação do professor. Ou por medo ou preconceito, os colegas não me chamavam. Existe uma segregação nesses espaços, assim como na sociedade”, completou.

Apesar das barreiras, falta de material e locomoção acessível, Ednilson relembrou dos momentos de incentivo que recebeu e falou sobre como não deixou se abater durante sua trajetória acadêmica. Prova disso é o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre acessibilidade, intitulado “Pauta eficiente: como abordar a deficiência numa entrevista”, um guia para veículos e profissionais de imprensa sobre acessibilidade, inclusão e uso correto das terminologias relacionadas às pessoas com deficiência. “Estou esperando receber algumas propostas para transformar meu TCC em um livro. Senão, pretendo fazê-lo por conta própria”, afirmou Ed.

O jornalista já partiu para a próxima formação, a de Produção Cultural na mesma universidade, e destacou que é importante para as pessoas com deficiência “se colocarem na sociedade, apesar das barreiras”. Do contrário, estarão fora ou ficarão impedidas de acessarem seus direitos. “Nunca permitam que as barreiras ou as pessoas que constroem barreiras nos digam que somos menores que nossa deficiência. A deficiência é uma característica e não deixamos de ser sujeitos de direitos por conta dela”, concluiu.

Direitos da Pessoa com Deficiência

A Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) da SJDHDS tem a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar, avaliar e fiscalizar a execução das políticas públicas estaduais voltadas para a promoção e proteção dos direitos das pessoas com deficiência.

Dentre as ações realizadas pela Sudef, destacam-se: a implantação do Fórum para o Enfrentamento a Violência contra a Pessoa com Deficiência; cadastro no Programa Passe Livre Intermunicipal, com, ao todo, 35.862 carteiras emitidas; disponibilização de intérpretes de Libras via Central de Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (Cilba) e fiscalização dos camarotes privados do Carnaval de Salvador e do Micareta de Feira de Santana, em parceria com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba), por meio de medidas previstas na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015).

Fonte: Ascom/ SJDHDS