• Portal SEI

Pacto Pela Vida

08/11/2018 11:50

1ª Ação Cívico Social oferece serviços de saúde, educação e lazer

O Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, é sede da 1ª Ação Cívico Social (Aciso BCS), que presta serviços básicos de saúde, educação e lazer à comunidade e redondezas. A atividade, que atende a população gratuitamente nesta quinta-feira (8), das 7h às 17h, é realizada em parceria com a 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Itapuã) e a Base Comunitária de Segurança do Bairro da Paz, com o objetivo de fomentar a integração entre a escola e a comunidade.

O vice-diretor do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, Fernando Lima, conta que a parceria com a BCS foi fundamental para realização dos atendimentos. “Em parceria com cursos de saúde do Centro Universitário UniRuy Wyden, o comandante da base, tenente Aymar, ofereceu algumas ações para o atendimento. Diante da necessidade, envolvemos outras escolas para fortalecer a comunidade”, afirmou.

São oferecidos atendimentos básicos de saúde, a exemplo de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de DST/AIDS, além de atendimento nutricional, massoterapia, acupuntura auricular e noções básicas de saúde bucal.

O comandante da Base Comunitária e Social do Bairro da Paz, Aymar Schindler, fala da parceria entre base e comunidade, que leva projetos de arte e cultura e esporte como, iniciação musical, futebol de base e o projeto Karatê do Saber. “O Pacto Pela Vida preza pela união desses órgãos que compõe o sistema de defesa social: órgãos da saúde, segurança pública, educação, cidadania, esporte e cultura. Só se faz uma defesa social eficiente com o entrosamento desses órgãos. Nós entendemos que nosso papel é preventivo, e ações como essas combatem a marginalidade, dando oportunidade de lazer, esporte e educação pra esses jovens”, conta.

Na programação ao longo do dia, em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) são desenvolvidas ações de lazer e esportes como aula de ginástica, show de talentos. Um Torneio de Xadrez, com iniciativa do projeto social Xadrez Para Vencer, fomenta o xadrez como ferramenta de educação e expansão do raciocínio lógico. A Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult) leva o fomento à leitura com acesso aos livros e palestras de sensibilização.

Cerca de 50 alunos do Colégio Carlos Santana I, Escola Municipal Zumira Tores, Colégio Estadual Polivalente de Amaralina, Colégio Estadual Sátiro Dias, Escola Municipal Anita Barbosa, Colégio Estadual Nelson e a Escola Nossa Senhora do Bairro da Paz estiveram presentes na ação.

Áudio:

Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.