• São João da bahia

Cultura

13/06/2018 17:00

Parceria entre Museu do Recolhimento dos Humildes e UFRB realiza Curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica

Começou na última sexta-feira (08) o 'Curso de Introdução à Linguagem Cinematográfica', promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com o Museu do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro da Purificação/BA). O curso possui carga horária de 36h e segue até 24 de agosto no Museu do Recolhimento dos Humildes com orientação da professora Ludmilla Carvalho. Na ocasião, os participantes tiveram contato com os principais elementos estéticos e poéticos de composição das obras audiovisuais narrativas (filmes ficcionais, documentários e séries de televisão) com objetivo de produzir análises e interpretações individuais.

“O curso é voltado para pessoas que se interessem em aprender mais sobre cinema sem que precisem ter um maior conhecimento sobre a área. O nosso objetivo é oferecer ferramentas para que os alunos possam aprimorar o olhar a partir de uma visão crítica sobre as produções cinematográficas”, explicou a professora Ludmilla Carvalho.

“Estamos desenvolvendo diversas propostas de educação patrimonial. Dentre as atividades de 2018, teremos quermesses, oficinas de artes, culinária regional, música, costura, exposições temáticas, saraus, leituras e mostras literárias do Recôncavo, como o cordel e as manifestações artísticas da região”, disse a coordenadora de articulação do Museu do Recolhimento dos Humildes, Paola Publio.

O museu

Instalado no Convento de Nossa Senhora da Conceição dos Humildes, em Santo Amaro, o Museu do Recolhimento dos Humildes é datado de junho de 1980. O acervo é de propriedade da Congregação de Nossa Senhora dos Humildes composto por imagens sacras delicadamente ornamentadas pelas recolhidas, além de cristais, pratarias, mobiliário, porcelanas, paramentos, rendas e alfaias (objetos litúrgicos). São cerca de 500 peças datadas do século XIX e tombadas pelo Iphan. Já o prédio é tombado como Patrimônio da Bahia pelo Ipac. No momento, o museu está fechado para visitação por conta de reformas. O Museu do Recolhimento dos Humildes é administrado por meio de um Convênio de Cooperação Técnica e Administrativa pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/Ipac), unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).


Fonte: Ascom/ Dimus

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.