21/05/2018 11:40

Governo inaugura Policlínica Regional em Feira de Santana

Feira de Santana vai receber a quinta Policlínica Regional de Saúde do Governo do Estado. A unidade, que vai atender aos 27 municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região, será inaugurada na próxima segunda-feira, 28 de maio, às 9h.

A unidade de saúde vai atender a população dos municípios de Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Baixa Grande, Candeal, Capela do Alto Alegre, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Feira de Santana, Gavião, Ichú, Ipecaetá, Ipirá, Irará, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova

A Policlínica recebeu investimentos da ordem de R$ 24 milhões, sendo R$ 11.643 milhões empregados na construção civil, R$ 12 milhões em equipamentos de última geração na aquisição de 14 micro-ônibus para o transporte dos pacientes dos municípios consorciados. Através desta parceria, o Estado financia 40% dos custos e os municípios consorciados cobrem os 60% restantes, proporcionalmente à sua população.

A unidade vai oferecer consultas em até 18 especialidades diferentes, além de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia, colonoscopia, entre muitos outros. Também serão realizadas cirurgias de baixa complexidade, incluindo procedimentos de vasectomia, cauterização, cuidados com o pé diabético, além de biopsias de mama, tireoide, próstata, dérmica e gastroentera.

Regionalização da saúde

Tendo a regionalização da saúde como uma de suas metas, o Governo já inaugurou outras quatro policlínicas nas cidades de Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê e Jequié. Estão em construção e deverão ser entregues ainda neste semestre as unidades em Alagoinhas, Valença e Santo Antônio de Jesus. Outras sete já receberam ordem de serviço, sendo em Simões Filho, Salvador (Bairro de Escada), Juazeiro, Vitória da Conquista, Jacobina, Paulo Afonso e Barreiras.

Investimentos em Feira

A “Princesinha do Sertão”, como é carinhosamente chamada a cidade de Feira de Santana, tem recebido importantes recursos do Governo do Estado na área da saúde. Além da Policlínica Regional que está sendo inaugurada, foram investidos R$ R$ 4,3 milhões, sendo R$ 2,4 milhões provenientes de recursos estaduais, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em funcionamento 24 horas, com capacidade de atender 450 pacientes por dia.

Também foram aportados recursos no valor de R$ 7,5 milhões para a Maternidade do Hospital Estadual da Criança que teve a implantação de 104 novos leitos, sendo 32 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 28 de Cuidados Intermediários (UCI). A unidade também recebeu obras de pavimentação, pintura externa, recuperação e impermeabilização da cobertura que somados totalizaram um investimento de R$ 1,2 milhão.

Em breve, o Governo do Estado entregará aos feirenses a reforma e ampliação da Emergência do Hospital Geral Clériston Andrade – HGCA. A obra orçada em R$ 5,2 milhões vai oferecer mais 47 leitos, 2 postos de enfermagem, 13 salas para vários procedimentos de emergência, observação e isolamento adultos e pediátricos, exames, sutura e curativo.