• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia
  • Casa Nova
  • Prêmio Boas Práticas

Agricultura Familiar

18/05/2018 17:58

Agricultores de Sobradinho recebem 107 mil mudas de palma

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, nesta sexta-feira (18), a entrega de 107 mil mudas de palma no município Sobradinho, no Território de Identidade Sertão do São Francisco. Até maio desse ano, já foram entregues mais de 13 milhões de mudas. O projeto é voltado para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e tem como objetivo proporcionar reserva estratégica para a alimentação do rebanho bovino, caprino e ovino, principalmente em períodos de longa estiagem.

Realizada pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a Superintendência de Assistência Técnica Extensão Rural (Bahiater), a ação integra o projeto de Segurança Alimentar do Rebanho, que está distribuindo mudas de palma para o plantio nas propriedades rurais da agricultura familiar em diversos municípios da Bahia.

Em Sobradinho, são atendidas 107 famílias de agricultores familiares  (mil mudas por famílias), cadastrados no Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes da SDR. Foram entregues 50 mil mudas à Prefeitura Municipal de Sobradinho e 57 mil mudas às associações Comunitária Nova Descoberta, Agrícola Vale do Paraíso e Agrícola Vale Verde, contempladas no Edital do Ministério da Integração. Durante a entrega, técnicos da Bahiater também realizaram uma capacitação sobre o manejo de mudas de palma. 

De acordo com o representante da Associação Agrícola Vale do Paraíso, Josivan Santos, os agricultores familiares que vivem no semiárido têm muitas dificuldades, principalmente nos períodos mais secos. "Com o plantio de palma, vamos ter a alimentação para o rebanho o ano inteiro, ajudando no dia a dia da criação de caprinos e ovinos", afirmou. 

No Território Sertão do São Francisco, desde 2017, já foram entregues 320 mil mudas de palma forrageira doce ou miúda, beneficiando 320 famílias, totalizando um investimento de R$ 57,3 mil. Para a próxima semana está prevista a entrega de mudas de palma nos municípios de Andorinha, Mirante, Belo Campo e Jacaraci, perfazendo mais de  200 mil mudas de palma.

Fonte: Ascom/SDR

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.