• Portal SEI

Cultura

16/04/2018 10:30

Bibliotecas Monteiro Lobato e de Extensão celebram aniversário com programação especial

Para celebrar este mês, respectivamente, os seus 68 e 33 anos de fundação, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) e a Biblioteca de Extensão – conhecida também como Biblioteca Móvel (Bibex), unidades coordenadas pela Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), resolveram comemorar do jeito que os leitores mais gostam - com muitas atividades e todas gratuitas. Será nesta quarta-feira (18), das 9 às 16h.

Haverá contação de história, apresentação de teatro, lançamento de livro, oficinas, apresentações musicais, premiação do leitor destaque e visitas guiadas. As atividades serão realizadas na BIML, localizada no bairro de Nazaré, em Salvador, a partir das 9h. Fundada em 1968, pela educadora Denise Tavares, a Monteiro Lobato, ao longo de sua existência, vem sendo o local ideal para aprender, se desenvolver e se divertir. Para as crianças, um espaço mágico e que as incentivam a ler e a escrever. Para os adultos, uma oportunidade também de ampliar os conhecimentos e de relaxar.

Biblioteca Monteiro Lobato
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

“Gosto muito quando alguém vem ler para a gente. Me sinto mais motivada quando participo dessas atividades, principalmente quando são os próprios autores que vêm”, ressaltou Louise Felix (10), que participou do bate-papo com a escritora Sandra Popof. Segundo a diretora Patrícia Porto. Em 2017, a BIML, “tem uma importância histórica de incentivo à leitura”. Em 2017, a unidade recebeu cerca de 20 mil pessoas.

Bibex

A biblioteca é o local de acesso ao conhecimento, mas há pessoas que não podem frequentar estes espaços. No Brasil, 115 municípios não têm este local cultural, segundo levantamento feito pelo portal G1. E, com o objetivo de incentivar a população com o hábito da leitura foi criada a Bibex, que tem base da Biblioteca Público do Estado, no bairro dos Barris, na capital. “São 33 anos levando livro e leitura àqueles que não conseguem ir às bibliotecas”, destaca a diretora da unidade, Silvia Sacramento.

Bibex
Foto: Ascom/FPC

Em 2017, as ações da unidade móvel impactaram mais de 12 mil pessoas, com atividades em Salvador e no interior do estado. “O que mais me motiva a seguir na direção da unidade são justamente as ações. Ver no rosto das pessoas a satisfação e o encantamento pelos trabalhos que estão sendo desenvolvidos”, enfatiza Silvia.

Sistema de Bibliotecas Públicas

As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon. É composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Bibex, com duas unidades móveis - uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Programação de aniversário


Dia 18

9h - Visita guiada pelas Bibliotecas (BIML E Bibex)
9h30 - Premiação leitor assíduo. Serão premiadas uma criança, um jovem e um adulto.
10h - Contação de histórias. ‘Tiziu, o Fazedor de Livros’, tendo como convidad o diretor de teatro e especialista em ludicidade, João Lima
10h30 - Contação de histórias- ‘A Bela Borboleta’, de Ziraldo. A convidada é a contadora de histórias Lívia Góis
11h – Atividade lúdica de vivência das manifestações populares, com o grupo ‘Prá Lá e Prá Cá’
14h - Visita guiada pelas Bibliotecas (BIML E Bibex)
14h30 - Coral dos alunos Colégio Adventista
15h - Lançamento do livro e contação da história ‘Cãofissões de um Gato”, da autora Carla Chastinet
15h - Companhia de Teatro BIML- Brincando com a Turma da Mônica
15h30 - Contação de histórias ‘Ainda Bem que Tudo é Diferent’
16h - Neojiba – Núcleo de cordas dedilhadas

Fonte: Ascom/Fundação Pedro Calmon (FPC)

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.