• Aplicativo
  • Revista Terra Mãe
  • Premio servidor cidadão
  • RH Bahia
  • Portal SEI

Trabalho

13/04/2018 18:00

Ação combate gordofobia no mercado de trabalho

Emissão de carteira de trabalho e previdência social (CTPS), orientações, inscrições para curso de informática e palestra com psicóloga. Nesta sexta feira (13), mulheres mobilizadas pelo Movimento Vai Ter Gorda aproveitaram uma tarde de atendimento especial na Unidade Central do SineBahia, no Iguatemi, para deixar os documentos em dia. A ação é realizada pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o grupo que atua na luta pela inclusão de pessoas gordas na sociedade de uma forma livre de preconceitos.

Também foram realizados cadastros para o Sine e a plataforma digital do Governo do Estado de contratação de trabalhadores autônomos, Contrate.BA. Para Ângela Guimarães, chefe de gabinete da Setre, o objetivo é quebrar barreiras. “Sabemos que existe um número maior de desemprego em determinados extratos da nossa sociedade, como no caso das mulheres gordas. Nossa missão é gerar políticas públicas que vão contribuir para demolir essas barreiras, para que exista de fato um acesso universal a todos os grupos populacionais, de uma maneira acolhedora”.

A ação é um desdobramento de uma das discussões realizadas no I Fórum Baiano da Diversidade no Mundo do Trabalho, realizado pela Setre, em outubro de 2017, em que foi destacada a importância do papel afirmativo das instituições públicas e privadas, na contribuição para superação de preconceitos, estigmas e barreiras no acesso e permanência no mundo do trabalho.

Adriana Santos, coordenadora do movimento, acredita que ações como esta são um passo importante para a criação de uma sociedade mais justa. “O mercado de trabalho é segregativo, e o preconceito acaba levando essas mulheres a se esconderem em seus lares. Uma ação como essa é importante justamente por acolhê-las num ambiente em que uma vai entender a outra, compartilhando experiências e se organizando em busca de políticas públicas que vão gerar mais acessibilidade aos espaços”.

Combate ao preconceito


O movimento Vai Ter Gorda atua na luta contra a gordofobia através de ações de visibilidade e valorização dos diferentes padrões estéticos e humanos. O objetivo é a construção de políticas públicas visando a inclusão das pessoas gordas na sociedade livre de preconceitos e estigmas.



Repórter: Tácio Santos

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.