• Aplicativo
  • Revista Terra Mãe
  • Premio servidor cidadão
  • RH Bahia
  • Portal SEI

Tecnologia

12/01/2018 15:20

Baiano cria primeiro jogo brasileiro do Nintendo Switch

Ver um jogo brasileiro saindo de um console da Nintendo é especial, principalmente para quem esteve nos sofás dos anos 90, auge dos videogames. Essa é a faceta pioneira do soteropolitano Daniel Nascimento, fundador e CEO do estúdio Bitten Toast Games, no Canadá, e responsável pela criação do ‘Rocket Fist’, primeiro jogo brasileiro a ser lançado no Nintendo Switch. Daniel também lançou games como ‘What The Box?’ e ‘Spacecats With Lasers’.

Colocado à disposição dos gamers primeiramente no steam (maior plataforma de venda de jogos de computador), o ‘Rocket Fist’ foi feito sob medida para o novo console. Com ele, a jogatina é divertida e serve para inspirar amigos a ficarem tardes e tardes no sofá, com um ‘revive’ aos velhos anos 90. Segundo especialistas, o jogo vale a pena pelo preço e por cumprir o que promete.

A proposta do game é simples. Um robô é tido como defeituoso na linha de montagem e acaba sendo descartado por ter um 'vírus'. Ele tem de lutar para sobreviver e, para isso, arremessar o punho contra os inimigos, tal como um foguete. “É como um jogo de queimada ou baleado (como é conhecido aqui na Bahia), só que cyberpunk”, explica Daniel.

Sempre quando vem ao Brasil, o publicitário faz questão de participar dos eventos promovidos pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a exemplo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e a primeira Campus Party realizada na Bahia, em 2017, quando foi possível trocar 'figurinhas' e construir uma parceria. 

“Estou feliz por alcançar meus objetivos. Hoje em dia o mercado é global. Não estou vendendo jogos para brasileiros ou canadenses, mas para o mundo inteiro. Muitos dos meus jogos são comprados no Japão, China, França, Reino Unido, Estados Unidos”, acrescenta. 

Trajetória

Criado pelo baiano, o ‘What The Box’ viralizou, sendo jogado pelos maiores Youtubers do mundo. Depois que abriu a Bitten Toast Games, criou o ‘Spacecats With Lasers’ e o ‘Spacecats With Lasers VR’ (realidade virtual). No momento, ele está trabalhando para lançar o ‘Spacecats With Lasers’ no switch, e o ‘What The Box?’ para o Xbox One.

No Canadá desde 2011, o publicitário estudou Animação 3D e Efeitos Visuais na Vancouver Film School e fez mestrado em Mídias Digitais pelo Centre for Digital Media. Daniel também ministra palestras e workshops sobre realidade virtual pelo Canadá por meio da Academy of VR, em Vancouver, Edmonton, Calgary e Toronto, assim como workshops e talks em diversas universidades canadenses.


Fonte: Ascom/Secti

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.