• mapa de mídias
  • Investimentos na região sisaleira

Educação

07/12/2017 17:04

Secretaria promove maratona tecnológica para construção de sites escolares

Estudantes, professores e diretores de 20 unidades escolares da rede estadual foram desafiados, nesta quinta-feira (7), na Hackaton – maratona de construção de sites. O evento, promovido pela Secretaria da Educação do Estado e realizado no Colégio do Estado da Bahia – Central, em Salvador, possibilitou que cada escola criasse o ambiente virtual da instituição. 

Vinte ilhas de produção foram instaladas no pátio do Colégio Central. Cada uma formada por um aluno, um docente e um gestor de escolas da capital baiana, da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior do estado. Segundo a coordenadora de Articulação de Projetos de Tecnologias e Audiovisuais da secretaria, Carla Almeida, o grande desafio é que as escolas participantes cheguem ao final da maratona com os seus sites prontos. 

“Na verdade, estamos realizando o segundo hackaton. O primeiro foi para a criação de aplicativos, que realizamos este ano, na Campus Party. O interessante desta ação, agora, é que reunimos os três principais núcleos de cada unidade escolar, dentro de um contexto de produção colaborativa, a partir do uso dos Chromebook (notebook portátil equipado com o sistema operacional Chrome OS), dentro do projeto da Secretaria da Educação de uso desses aparelhos nas escolas para a construção de conhecimentos”, explica. 
 
Franklin Gomes, 18 anos, aluno do 3º ano, do Centro Noturno de Educação da Bahia (Ceneb) de Senhor do Bonfim, achou empolgante a proposta da ação de construir o site da escola com a participação do estudante. “Estamos criando um ambiente que não seja algo padronizado, mas que atenda às nossas expectativas de divulgar os projetos e eventos da nossa unidade”, relata o aluno. Mesmo nunca tendo passado pela experiência, ele considerou acessível o programa utilizado: o Google Sites.
 
O professor de Matemática e Física do Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Praia do Forte, Aguinaldo dos Santos Jr., também comemora a iniciativa do evento. “A construção coletiva do site da unidade é uma forma de integrar mais a comunidade escolar e de mostrar que educação, hoje, combina com habilidade tecnológica. Os alunos estão adorando a experiência de criar o ambiente virtual do qual se identifica e, consequentemente, eles irão se interessar em contribuir para alimentar o site”.
 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado 

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.