• Investimentos na região sisaleira

07/12/2017 14:00

Ponto SAC em Ipiaú beneficia mais de mil moradores da região

Mais de 110 mil moradores de Ipiaú e cidades vizinhas, no sul do estado, não vão mais precisar se deslocar para outras regiões a fim de usufruir de serviços como emissão de carteira de identidade e de trabalho. Nesta quinta-feira (7), o governador Rui Costa inaugurou um Ponto SAC [Serviço de Atendimento ao Cidadão] com capacidade para realizar mais de oito mil atendimentos por mês.

Com R$ 813 mil em investimentos, a unidade beneficia também os municípios Apuarema, Ibirataia, Barra do Rocha, Itagibá, Aiquara, Jitaúna e Jequié. Instalado na Praça Ruy Barbosa, 356, 1º andar, o Ponto SAC conta ainda com a estrutura de um Ponto Cidadão tipo 2, oferecendo serviços do SineBahia e do Detran/BA.

Após a inauguração, Rui também anunciou a retomada das obras de ampliação dos laboratórios do Centro de Técnico de Educação profissional (Cetep) Médio Rio de Contas e a reconstrução do Centro de Abastecimento José Mota Fernandes.

SAC Ipiaú
Fotos: ManuDias/GOVBA

Rui disse que foi a Ipiaú para “materializar” o compromisso assumido de abrir o SAC, e informar que está em andamento um outro compromisso, que é o de reconstruir o mercado municipal, “tão importante para o comércio de alimentos e para a agricultura familiar”. Para isso, segundo ele, Governo do Estado publicará, no máximo, dentro de 15 dias, o edital de licitação para as obras, onde serão investidos R$ 3,6 milhões. “Além disso, assinamos um contrato com os produtores para o beneficiamento do cacau e também vamos reiniciar, ainda este mês, a reforma do Cetep, onde será investido R$ 1,3 milhão para implantar vários cursos técnicos em Ipiaú”, afirmou o governador.

Ponto SAC

Antes, quem precisava utilizar serviço da Rede SAC tinha que se deslocar para as cidades vizinhas, como explicou a estudante Maria Cunha, 19 anos. “Era um sacrifício grande pra tirar o documento. Tínhamos que pegar pelo menos 50 quilômetros de estrada, perdendo tempo e gastando dinheiro. Esse ponto de atendimento aqui é a realização de um sonho para a essa comunidade. Eu tenho certeza que todos os moradores estão muito felizes”.

O posto vai funcionar das 7h às 13h, dispondo de serviços do Procon, pontos de atendimento para emissão de RG, intermediação de mão de obra, carteira de trabalho e cinco para seguro-desemprego e pesquisa de trabalho, instalações do Detran/BA, do Serviço de Atendimento Judiciário (SAJ), do Balcão de Justiça, do TRE, da Sefaz Estadual, Cedep/SSP, Planserv, SAF/Saeb, Previdência Estadual e para obtenção de CPF.

Com mais essa inauguração, a Rede SAC passa a ter 67 unidades de atendimento, sendo 36 Postos (na capital e interior) e 28 Pontos SAC. Além disso, operam três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem, prioritariamente, localidades que não possuem SAC.

SAC Ipiaú
O Ponto SAC, inaugurado por Rui, tem capacidade de realizar mais de oito mil atendimentos/mês

Bahia produtiva

Ainda em Ipiaú, o governador entregou 60 mil alevinos de tilápia aos piscicultores da região e autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio no âmbito do Programa Bahia Produtiva, no valor de cerca de R$ 400 mil, com a Associação dos Produtores e Moradores de Córrego das Pedras. Para o agricultor Adinor Sousa, o investimento dá um grande suporte para as famílias da associação. “A gente só tem a ganhar. Vamos melhorar nossa produção e agregar valor ao produto final, consequentemente, aumentando o nosso lucro”

Mais agenda em Ipiaú

Depois dessa agenda, o governador seguiu para uma visita à Feira da Saúde e Cidadania, promovida no município pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Após o almoço, Rui encerra a visita à cidade, com o lançamento do programa Escolas Culturais, às 14h, no Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CEI), localizado na Rua 2 de Dezembro, no bairro Santana.

Repórter: Tácio Santos

Vídeo: