• Revista Bahia Oportunidades
  • Sei Bahia
  • mapa de mídias

Voluntárias Sociais da Bahia

11/10/2017 19:30

VSBA comemoram Dia das Crianças com passeio de metrô

Durante o mês de outubro, o projeto Metrô da Alegria, promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), levou dois mil alunos de creches e escolas comunitárias de Salvador para um passeio no metrô. Nesta quarta-feira (11), véspera do Dia das Crianças, a ação foi encerrada com muita música e diversão para 250 crianças que, antes do embarque, assistiram ao show de Tio Paulinho e ouviram as orientações de segurança da equipe metrô. A criançada foi da Estação Retiro até a Estação da Lapa se divertindo e conhecendo o percurso.

“Esse projeto foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, presidente das VSBA, com a intenção de oferecer no mês das crianças, atividades lúdicas que permitissem que elas saíssem do seu espaço e comunidades e viessem para o metrô, conhecer essa estrutura que mexeu com a mobilidade de Salvador. As crianças já têm no seu imaginário a questão dos trens, dos meios de transporte no geral e elas gostam de tudo que envolve essa temática”, explica o diretor de formação para o trabalho das VSBA Manoel Calazans.

A pedagoga Meirai Ramos, que acompanhava um dos grupos de crianças, falou sobre a importância da atividade. “É muito bom até porque muitas são carentes, da periferia e não têm esse acesso. Torna-se também uma atividade pedagógica porque, quando chegar na instituição, vamos trabalhar o tema. Foi muito gratificante e espero que nós tenhamos outras oportunidades”, afirma

Coral no metrô

Na Estação Acesso Norte, crianças e adultos puderam contemplar a apresentação do Coral Comunicanto, formado por servidores da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Entre o embarque e o desembarque, passageiros como o ator Marcos Maia pararam para assistir ao momento especial. “Gostaria de agradecer pela oportunidade. Eu sou ator, trabalho com arte e acho que o mundo precisa muito disso, de poder sair um pouco da realidade. Eu gostaria muito, como cidadão, que tivesse mais oportunidades de trazer isso para todos porque, querendo ou não, essa é uma forma de educação”, declarou.

Os integrantes se fantasiaram de personagens infantis e cantaram canções deste universo. A preparadora vocal do Comunicanto, Aishá Roriz, comemorou a chance de levar o trabalho do grupo para o público externo. “É valiosíssima essa apresentação porque o coral vem se preparando para atividades dentro da instituição do Governo e também para o papel social. Para esse Dia das Crianças, o grupo resolveu investir muito nessa estética infantil, todos gostaram muito de colaborar com a energia das crianças, das fantasias, dos personagens e a gente espera que o grupo continue seguindo, que a gente possa adaptar a cada momento de comemoração”.

Áudio:

Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.