• Revista Bahia Oportunidades
  • Sei Bahia
  • mapa de mídias

Fiscalização

11/10/2017 18:30

Sefaz realiza Operação Carga Pesada 2 no posto fiscal de Vitória da Conquista

Após os bons resultados obtidos em 2016, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) acaba de deflagrar a Operação Carga Pesada 2, que consiste na realização de plantão de fiscalização 24 horas no posto fiscal de Vitória da Conquista, na BR-116, um dos principais pontos de entrada e saída de mercadorias do estado. Nos meses finais de 2016, foram cobrados R$ 16,2 milhões em impostos sonegados e emitidas 2.949 notificações fiscais, números que duplicaram os resultados do posto fiscal de Vitória da Conquista no período.

Além de manter as equipes do fisco em regime de plantão 24 horas, outro diferencial da Carga Pesada 2 é o uso intensivo de tecnologia para aferição dos documentos fiscais eletrônicos das mercadorias transportadas em veículos de cargas, com base nas inovações implementadas pelo programa Sefaz Online para modernizar o trabalho do fisco baiano.

A nova fase da Carga Pesada 2 atua de forma complementar à Operação Barreira Fiscal, com a qual o fisco estadual vem realizando plantões nas rodovias BR-324, BA-093, BA-099 (Linha Verde e Estrada do Coco), BA-535 (Via Parafuso) e BA-526 (CIA-Aeroporto) para fortalecer o controle sobre mercadorias que ingressam na Bahia provenientes de outros estados e já averiguou um total de 517 caminhões de carga nos primeiros cinco dias úteis de atuação. Em paralelo, a Barreira Fiscal Digital monitora o ambiente on-line por meio do cruzamento dos dados fiscais digitais relacionados a essas mercadorias.

“Com essas operações, o fisco amplia a percepção de risco subjetivo dos contribuintes, estimulando a buscarem de regularização fiscal, ampliando a eficácia do fisco e combatendo a sonegação e a concorrência desleal”, afirma o secretário da Fazenda, Manoel Vitório. As operações Carga Pesada e Barreira Fiscal contam com a segurança de policiais militares vinculados à Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).



Fonte: Ascom/ Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz)

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.