• Revista Bahia Oportunidades
  • Sei Bahia
  • mapa de mídias

Saúde

11/10/2017 13:00

Hemoba altera horário de funcionamento durante o feriado

Em função do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, as unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) não funcionam nesta quinta-feira (12). Na sexta (13), as unidades do Hospital do Subúrbio, SAC Cajazeiras e o hemocentro coordenador, em Salvador, voltam a funcionar nos horários habituais. 

No sábado (14) o hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona das 7h30 às 12h30. As seguintes unidades do interior atendem os candidatos à doação de sangue e os interessados em realizar cadastro de medula óssea na sexta (13): Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Unidades móveis

Os Hemóveis realizam atendimentos aos candidatos interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea na capital e no interior do estado. Em Salvador, o serviço fica disponível no Largo São Domingos de Gusmão, na Baixa do Fiscal, no sábado (14), das 8h às 17h. Outra unidade segue para o município de Capim Grosso e presta atendimento na Praça Nove de Maio, no sábado (14) e sábado e domingo (15), das 8h às 17h.

Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

Doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. O voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Também é necessário ter boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. 

Fonte: Ascom/Hemoba

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.