• Revista Bahia Oportunidades
  • Sei Bahia
  • mapa de mídias

Desenvolvimento Rural

11/10/2017 11:40

Encontro debate sobre a Cadeia Produtiva de Bovinocultura de Leite e Acesso a Mercado

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), está realizando o Encontro sobre a Cadeia Produtiva do Leite e Acesso a Mercado, em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia (Unicafes-BA). O evento começou na terça (10) e segue até esta quarta-feira (11), no município de Feira de Santana, Território Portal do Sertão.

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, destacou a importância da Unicafes para a realização dessa série de encontros com os representantes das cadeias produtivas estratégicas do estado, e sinalizou que as cooperativas e associações precisam se organizar e se unir cada vez mais: “Depois dos investimentos em infraestrutura e na base produtiva, nosso objetivo é investir na comercialização da produção e na busca do mercado, promovendo alianças produtivas, com a integração entre empreendimentos e empresas compradoras, o que vai ser objeto de um futuro edital do projeto Bahia Produtiva”.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores e Revendedores de Leite de Poções, Deli Silva, o encontro está possibilitando o conhecimento sobre a cadeia produtiva do leite, além de favorecer a interação com outros empreendimentos: “Que possamos criar vínculos com outros produtores de alimentos para levar desenvolvimento e melhor qualidade de vida às pessoas, porque quanto mais unidos estivermos, o desenvolvimento será maior e teremos condições de ter uma melhor gestão em nossas associações e cooperativas”.

A associação produz atualmente cerca de 2,3 mil litros de leite/dia, envolvendo uma média de 150 famílias do município de Poções. O encontro acontece no âmbito do projeto Bahia Produtiva e é voltado para empreendimentos voltados à cadeia produtiva da bovinocultura de leite e entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural (ATER). Estão sendo debatidos temas como Estratégia da Unicafes na representação dos Empreendimentos da Agricultura Familiar e os Cenários Futuros das Ações da CAR e do Bahia Produtiva no apoio aos empreendimentos da agricultura familiar. Será apresentado ainda o Cadastro dos Agricultores Familiares (CAF) e elaborado o Plano de Ação.

Para a presidente da Unicafes-BA, Iara Andrade, os encontros estão sendo momentos importantes para dar um novo passo, principalmente agora com a possibilidade de firmar alianças produtivas: “Esses eventos estão possibilitando conhecer essa proposta, ao mesmo tempo que vêm ajudar essas associações e cooperativas a se articularem em redes, para poder consolidar essa aliança produtiva, que é a produção visando o mercado, unindo redes de produção e comercialização”.

Ainda, durante o evento, o superintendente da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), Marcelo Matos, fará um balanço sobre a atuação da Rede de Especialistas e a implantação das Unidades de Referência de Leite, será realizado um nivelamento sobre os serviços de ATER, além da apresentação da experiência da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (COOTRAF) no acompanhamento de ATER na Bovinocultura de Leite.


Fonte: Ascom/SDR

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.