• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Saúde

14/09/2017 11:30

Mutirão de Cirurgias chega aos municípios de Ibotirama e Barra

Na próxima semana, o oeste baiano vai receber o Mutirão de Cirurgias do Governo do Estado que atende pacientes com indicação para procedimentos cirúrgicos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia (útero) e colecistectomia (vesícula). Na segunda e na terça-feira (dias 18 e 19), o serviço estará no município de Ibotirama. Já nos dias 22 e 23 de setembro, a equipe do mutirão atuará na cidade Barra. Desde que foi iniciado no ano passado, o mutirão já viabilizou mais de 10,2 mil cirurgias, cobrindo todas as regiões da Bahia.

Em Ibotirama, a unidade móvel da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), para o atendimento das consultas pre-operatórias, ficará estacionada na Praça Ives de Oliveira, no centro da cidade. Nesta etapa, também serão atendidos os pacientes dos municípios de Muquém de São Francisco, Ipupiara, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga e Brotas de Macaúbas.

No município de Barra, também serão atendidos os pacientes dos municípios de Morpará e Buritirama. A unidade móvel ficará estacionada na Praça Barão de Cotegipe (Barra), nos dias 22 e 23. Tanto em Ibotirama como em Barra, o número de atendimentos diário será para 180 pacientes, com o serviço começando funcionar às 7h.

Os pacientes que farão cirurgias devem levar todos os exames de sangue e outros que fizeram. No caso de cirurgia de vesícula, os pacientes precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.