• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Saúde

14/09/2017 09:50

Rastreamento do câncer de mama começa esta semana em Jiquiriçá e Itatim

Começa nesta quinta-feira (14), em Jiquiriçá; e sábado (16), em Itatim, o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que tem por objetivo a realização de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, exame capaz de detectar precocemente o câncer de mama, doença que mais atinge o sexo feminino. Os dois municípios fazem parte da região de Santo Antônio de Jesus.

O atendimento, que é feito em unidades móveis totalmente equipadas para a realização do exame de mamografia, começa às 7h e prossegue até as 18h. Em Jiquiriçá, serão 778 mulheres aptas a realizarem o exame. A unidade móvel estará estacionada de 14 a 20 de setembro, na Rua Dr. José Gonçalves da Silva, área da antiga estação rodoviária.

Em Itatim, a unidade móvel ficará, de 16 a 21 de setembro (das 7h às 18h), estacionada no antigo Colégio Professor Astor de Castro, proximidades da Secretaria Municipal de Saúde. Neste município, 710 mulheres estão dentro da faixa de 50 a 69 anos e poderão realizar suas mamografias.

Para serem atendidas, as mulheres devem levar o RG, Cartão do SUS e comprovante de residência. O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Fonte: Ascom/Sesab

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.