• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

13/09/2017 15:50

Consultas e exames no Mutirão de Cirurgias beneficiam pacientes de 19 municípios na região sisaleira

Com 94 procedimentos agendados no primeiro dia de consultas e exames pré-operatórios, a etapa de Conceição do Coité do Mutirão de Cirurgias segue atendendo à população dos municípios da Região Sisaleira, nesta quarta-feira (13). As unidades móveis do programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), estão estacionadas na praça da Igreja Matriz, em Conceição do Coité. Durante a iniciativa estão sendo oferecidas cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia (retirada do útero) e colecistectomia (vesícula).

Moradora de Araci, Damiana de Jesus chegou para fazer os exames pré-operatórios por conta da necessidade de cirurgia de vesícula. Ela conta que, durante o mutirão, um dos médicos que a atendeu também identificou a necessidade de fazer cirurgia de hérnia umbilical. “Já estou com os dois procedimentos agendados para o dia 14 de outubro. Foi uma surpresa saber que em tão pouco tempo terei meus problemas de saúde resolvidos”, afirma Damiana.

Além da população de Conceição do Coité e de Araci, os moradores de Água Fria, Barrocas, Biritinga, Cansanção, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano e Valente também estão sendo beneficiados nessa etapa do Mutirão de Cirurgias.

As consultas e os exames pré-operatórios serão feitos também nesta quinta-feira (14) e a cirurgias começam a ser feitos a partir do dia 16 de setembro no Hospital Regional de Conceição do Coité e no Hospital Municipal de Conceição do Coité. Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia. O paciente poderá se dirigir ao local das consultas munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo.

Fonte: Ascom/ Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)