• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Educação

13/09/2017 15:30

#TransformaÊ: Escolas se preparam para 2ª virada educacional Bahia

As escolas da rede estadual já estão na contagem regressiva para realização da 2ª edição do #TransformaÊ: virada educacional Bahia, que acontece no próximo dia 21, com o tema ‘Tomando Partido Pela Escola’. Gestores, professores e estudantes realizam os últimos preparativos para a apresentação dos projetos de arte, esporte, cultura, ciência, inovação e empreendedorismo, em desenvolvimento no ano letivo de 2017. A ação vai promover 12 horas de atividades simultâneas com o objetivo de transformar o ambiente escolar, a partir de intervenções sociais e artísticas, na busca de identificar e difundir práticas inovadoras.

O secretário da Educação, Walter Pinheiro, fala da importância das atividades para as unidades escolares. “Este é um momento em que a escola discute o ambiente de ensino e realiza transformações. Por isso, nesta ação, a Secretaria da Educação aproveita para apoiar e acompanhar as atividades com o objetivo de ouvir, perceber e sintonizar-se com a situação das escolas, para que trabalhemos para intensificar a melhora do eixo pedagógico, que consideramos o espírito da escola”, ressaltou.

No Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a iniciativa está empolgando os estudantes. “É uma honra e imensa oportunidade para os alunos apresentarem seus talentos para toda a comunidade. Vai ter música e dança, além de campeonatos de surf e skate e caminhada ecológica. Estamos comprometidos ativamente com esta mobilização e acreditamos que será um dia especial”, afirma aluna do 3º ano, Stefany Sales, 17 anos, que vai realizar uma apresentação de voz e violão durante o #TransformaÊ.

Transformaê
Foto: Emerson Santos

No Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, no bairro de Brotas, em Salvador, além das diversas atividades, os estudantes vão conhecer o trabalho da musicista Carla Fabianny. “A artista possui traços expressivos, seja nas artes plásticas, musicais ou cênicas, onde se destaca com sua criatividade. Carla administra o Espaço Cultural Itinerante Catuca-Hit, onde desenvolve projetos socioculturais de reciclagem e oficinas de arte/educação dirigidos a crianças e adolescentes”,diz a professora Lucília Coimbra.

No Colégio Estadual Professor Democrático Rômulo Galvão, no município de Elísio Medrado (centro norte), que foi reconhecida, em 2016, como uma das 18 escolas em gestão democrática do mundo, o #TransformaÊ contará com o envolvimento das famílias. “Pela manhã, os estudantes vão apresentar os trabalhos artísticos que tiveram destaque nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado, com a participação dos pais e convidados. Durante a tarde serão realizadas palestras sobre saúde, abordando temas como depressão, gravidez e doenças sexualmente transmitidas. Em paralelo, faremos um atendimento específico para os pais que queiram informações sobre o rendimento escolar dos filhos”, explica o diretor Ivan Silva.

Videoconferência

Como parte da preparação para o #TransformaÊ, a Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta quarta-feira (13), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), a videoconferência ‘Vamos transformar?’. Na ocasião, foram repassadas informações sobre a 3ª etapa do projeto Enem 100%, que lançará a ação ‘Redijaê’ durante a virada educacional. A proposta é fazer com que os estudantes da 3º série do Ensino Médio escrevam, até duas redações, e cadastre os textos no ambiente virtual da Plataforma Anísio Teixeira. colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br. Os textos serão corrigidos e devolvidos aos estudantes, como mais uma forma de auxiliar na preparação para a redação do Enem.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.