• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Saúde

12/09/2017 16:20

Mutirão de Cirurgias começa atendimentos na Região Sisaleira

Estruturadas para realizar consultas e exames e pré-operatórios, as unidades móveis do Mutirão de Cirurgias, programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), estão estacionadas na Praça da Matriz, em Conceição do Coité (nordeste), onde os atendimentos da ação que integra o Saúde sem Fronteiras começaram nesta terça (12) e prosseguem até esta quinta-feira (14). A ação beneficia a população que necessita realizar cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia (retirada do útero) e colecistectomia (vesícula).

Os procedimentos começam a ser feitos a partir do próximo sábado (16), no Hospital Regional de Conceição do Coité e no Hospital Municipal de Conceição do Coité. Uma das pacientes com a cirurgia agendada é a agente comunitária de saúde (ACS) Jucimeire Bispo dos Santos. Moradora de Serrinha, ela diz que há cerca de um ano teve o diagnóstico de mioma. “Já tentei atendimento outras vezes e já pensei até mesmo fazer em um médico particular, mas fiquei sabendo do mutirão e busquei o atendimento. Não imaginei que seria tão rápido”.

Também serão atendidos pelo mutirão os moradores de Água Fria, Araci, Barrocas, Biritinga, Cansanção, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia Santa Luz, São Domingos, Teofilândia, Tucano e Valente também estão sendo beneficiados nessa etapa do Mutirão de Cirurgias.

Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica de cirurgia e feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência. Caso não tenha feito o cadastro prévio, mas possua exames que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, pode comparecer ao local das consultas pré-operatórias munido de RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.