• mapa de mídias
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Flipelô

12/08/2017 14:00

Diversidade marca quarto dia atrações da Flipelô

A primeira Feira Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) chega ao quarto dia com fôlego total, movimentando as ruas e ocupando os espaços do Centro Histórico de Salvador. Neste sábado (12), baianos e turistas puderam conferir gratuitamente espetáculos de teatro, leituras de textos, mostras, exibições e intervenções artísticas. Teve espaço para tudo, sempre em comunhão com a literatura. As atrações para todas as idades continuam até este domingo (13).

Uma das características mais elogiadas da Flipelô é o intercambio promovido entre a literatura e as mais diversas expressões artísticas. Bule Bule, um dos mestres da cultura popular nordestina mais renomados do Brasil, levou para o público do Teatro Sesc, no largo do Pelourinho, toda a beleza do repente e do cordel. “É uma honra muito grande fazer parte desse evento, ainda mais fazendo essa ponte entre a literatura e as culturas nordestinas, aproximando as duas da juventude, que tem marcado presença aqui”.

O teatro também teve vez com lembranças a Jorge Amado, um dos homenageados da feira de literária. Tieta, Dona Flor e Gabriela, personagens de obras clássicas do escritor baiano ganharam vida com o espetáculo `História de Jorge, Amado`, do grupo Avatar Cia de Teatro. Para o diretor da peça, Sérgio Mício, o momento é de celebrar a cultura baiana. “Somos todos filhos da obra maravilhosa dele e não tinha evento melhor pra celebrar seus 105 anos. A Flipelô está de parabéns. Que venham muitas outras edições”.

A jornalista e escritora baiana, Josélia Aguiar, foi a curadora da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano e acredita que a Flipelô simboliza um passo adiante para a cultura da Bahia. “Salvador precisava de uma festa literária como essa. Sem dúvida, é uma cidade muito privilegiada, historicamente muito bonita, existe uma cultura local muito forte. Uma feira como essa representa incentivo à leitura, uma forma dos leitores se interessarem ainda mais pelo que é produzido aqui”.

Participação das crianças e programação


O grupo de leitura para crianças e adolescentes Ciranda de Livros veio do município de Igrapiúna, no sul do estado, especialmente para conhecer o evento. A professora do grupo, Elaine Silva, disse ter sido uma chance de mostrar para a turma o poder da leitura. “É bom que eles vejam e vivenciem todo esse universo. Dá um suporte muito bom para o que ensinamos em sala de aula. Luís Alves, 13 anos, gostou muito dos museus. É muito bom, porque a gente consegue ver o que está além do livro”.

Neste domingo, às 10h, o Dia dos Pais será animado pela Biblioteca de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon, com jogos e brincadeiras, oficina de reciclagem, além das contadoras de histórias Acely Araújo e Camila Carfma, do Projeto Ler é Poder, que promovem um bate-papo com a blogueira de livros Larissa Sousa Vieira, do blog Fuxico Literário. Permanece em cartaz na sede do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), das 9h às 17h30, a exposição Vida e Histórias de Jorge Amado, grafitada pelo artista visual Denissena. Composta por 22 quadros, a mostra retrata personagens, pessoas e momentos da vida do escritor.

Os visitantes da casa também encontram uma variedade de peças e brinquedos extraídos das culturas populares. Estão por lá espalhados figurinos coloridos de baianas, bois multicores, bonecos artesanais e caixas de lambe-lambe que guardam um universo lúdico, habitado por personagens das histórias de Jorge Amado.

No Solar Ferrão está aberta à visitação do público, das 9 às 17h, a exposição `100x100 Carybé Ilustra Amado`, que busca promover uma reflexão sobre a cultura da Bahia por meio do relato da amizade entre dois grandes ícones responsáveis por obras que mesclam originalidade e beleza. A mostra apresenta ilustrações de obras como `O Sumiço da Santa e Jubiabá`, além de fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre Jorge e Carybé. A programação completa pode ser conferida no site da Flipelô.
(Flipelô.com.br)

Repórter: Tácio Santos

Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.