• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Campus Party

11/08/2017 15:20

Oficinas e desafios promovem trocas de conhecimento na Open Campus

Na área aberta ao público da Campus Party Bahia, o lúdico leva aos participantes experiências alucinantes e potencializa conhecimentos. Por meio de simuladores tem sido possível andar de asa delta, pilotar avião e até conhecer um pouco mais do Centro Histórico de Salvador do alto de uma montanha russa. “É muito real. A gente se sente realmente no lugar. Gostei bastante”, afirma a estudante do Instituto Federal da Bahia (Ifba), Alessandra Marques.

A realidade virtual foi apenas uma das atrações do evento nesta sexta-feira (11). Palestras e workshops sobre empreendedorismo, marketing e inclusão de mulheres no ambiente virtual também chamaram a atenção do público, que participou de discussões importantes para o momento atual. Um dos destaques da Open Campus, a área gratuita promovida pelo Governo do Estado na feira tecnológica, a oficina de quadrinhos aproximou jovens, adultos e crianças da cultura afrobrasileira. No lugar de Heróis famosos, como Batman e Superman, o artista gráfico Hugo Canuto incentivou a criação de personagens a partir de mitos iorubás.

“A gente tem o costume de pensar os quadrinhos sob uma perspectiva americana ou européia. Penso que deveríamos valorizar mais a nossa cultura, que é rica em história”, afirma Canuto, autor de projetos como Contos dos Orixás e A Canção de Mayrube.

Para o estudante de engenharia da computação, Henrique Casas, a ação, promovida pela Secretaria de Promoção a Igualdade Racial (Sepromi), contribui para a ruptura de preconceitos. “Existem poucos conteúdos como quadrinhos voltados para a cultura afrobrasileira. Acho que se passarmos a produzir mais conteúdo valorizando a nossa cultura de uma maneira lúdica, vamos conseguir educar e combater o preconceito”, comenta o universitário.

A feira tecnológica ainda apresenta conteúdos voltados ao público infantil na Campus Kids. Experiências com autorama, experiência em realidade virtual, exposição de carro elétrico e futebol de robô fizeram parte da programação.

A Campus Party Bahia recebe também a etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica. Mais de quatrocentos estudantes participam da competição. As criações são apresentadas em grupos e precisam superar obstáculos, a exemplo de ladeiras e quebra-molas, para resgatar vítimas, simbolizadas com bolinhas prateadas. Aos treze anos, o visitante de Vitória da Conquista Jeová Curi conta que aproveitou o espaço para adquirir mais conhecimentos. “Aqui melhoramos o planejamento e a programação de robôs. Mas não foi apenas isso. Como tem muita gente, conheci muitas pessoas e me diverti”, conta o garoto.

A Campus Party Bahia acontece até domingo (13). A expectativa é que até lá, mais de 40 mil pessoas passem pela Arena Fonte Nova.


Repórter: Leonardo Martins

Áudio:

Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.