• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Cultura

11/08/2017 13:10

Abertura do Projeto Áfricas na Gente reúne artistas em Cajazeiras

Shows gratuitos, neste sábado (12) das 16 às 20h, na Praça Regina Guimarães em Fazenda Grande III, abre, em Cajazeiras, na capital, o projeto ‘Áfricas na Gente - Festival de Música nas Escolas’, que foi selecionado pelo Edital Setorial de Música e tem apoio Fundo do Cultura da Bahia (FCBA). A iniciativa de democratização cultural, musicalização e cultura afro-brasileira realizará festivais de música com atividades de arte educação em 20 escolas públicas estaduais do bairro e adjacência.

O projeto, que será coloca em prática durante este segundo semestre, foi criado pela Rede Somus - Música Bahia, tendo o respaldo das leis nº 10.639/03 (que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana) e 11.769/08 (que determina a música como conteúdo obrigatório do componente curricular em todas as escolas).

O evento terá show de abertura com Mateus Aleluia e apresentações de alguns artistas da Rede Somus, como Estevam Dantas, Danilo Fonseca, Thaíse Maciel, Ramon Lima, Áurea Semiséria, Filipe Lorenzo, Fábio Haendel e Victor Badaró. Neste projeto a Rede Somus, apresentará aos jovens parte de seus artistas que passeia por diversos estilos musicais para despertar conhecimento e novas possibilidades de enxergar o mundo.

Para isso, também acontecerão oficinas artísticas e rodas de conversa. A iniciativa ocupará cada escola durante um dia com oito oficinas, exemplo de quadrinhos, canto, iniciação a teoria musical, som, ritmo e movimento, contrabaixo básico, criação de histórias, rádio web e violão básico. Haverá ainda uma Roda de Conversa sobre Cultura Afro-brasileira com um estudioso da área e shows com artistas da Rede Somus.

Rede Somus- A Rede Somus é um grupo colaborativo com cerca de mil profissionais criado em 2014, que busca a criação de novas oportunidades de atuação no setor cultural, e aspira formar plateia para os diversos estilos musicais realizados e movimentar o cenário musical da Bahia.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.