• Prêmio de boias práticas 2017
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Educação

17/07/2017 18:30

Secretário da Educação visita escolas no município de Santaluz

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, acompanhou o governador Rui Costa na sua 300ª viagem ao interior da Bahia, em Santaluz, na região sisaleira, nesta segunda-feira (17), além de visitar escolas da rede estadual no município junto com a equipe de gestores da secretaria. Na oportunidade, foram anunciadas diversas ações da educação, como a autorização da cessão de um prédio escolar pertencente à secretaria para o município, além do anúncio de novos cursos e equipamentos.

Pinheiro destacou o compromisso do governador ao honrar os compromissos assumidos principalmente com as entregas nas áreas de educação, saúde, agricultura e no apoio à política de desenvolvimento local. “Em cada canto que o governador vai, a gente busca sempre ver o que é possível acrescentar na estrutura pedagógica das escolas, na relação com o território, na cultura, na identidade, na economia. Como a educação pode contribuir para melhorar a vida do nosso povo, melhorar o sistema educacional, melhorar e ampliar as condições de trabalho dos nossos professores, para a gente ofertar uma educação de qualidade e transformadora”, comenta Pinheiro.

Durante a visita ao Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Campo Paulo Freire, o secretário dialogou com estudantes e gestores, destacando ações para melhorar ainda mais a educação, como a aquisição de um trator e de um tanque de peixes, para atividades práticas, além da oferta de novos cursos de qualificação profissional, como o de agricultor orgânico e piscicultor.  

Formação profissional 

As novas políticas públicas da Educação também já podem ser percebidas na unidade. A egressa da Educação Profissional, Ana da Silva Conceição dos Santos, que está trabalhando no Ceep a partir de uma seleção pelo Programa Primeiro Emprego, ressalta a importância da formação profissional. “Hoje eu agradeço muito a esta oportunidade por causa do curso. Me formei em 2015, em secretariado, fiz um acoplado de informática e foi através deste curso que estou trabalhando na área de auxiliar de informática. Eu não pretendo parar e vou fazer uma faculdade”, comemora.

A diretora do Ceep, Maria Helena Teixeira da Silva, avalia de forma positiva a visita do secretário. “Para nosso centro, esta visita é de grande mérito porque o secretário e gestores estão conhecendo a realidade da nossa região e a ideologia do centro, pelo fato de estar localizado no Território do Sisal. Então, isto fortalece nosso processo educacional e a nossa relação, diminuindo a distância entre a secretaria e a comunidade local”. 

A estudante do 1º ano do curso técnico em agropecuária, Jorgina dos Santos Moraes, também demonstrou entusiasmo ao acompanhar a visita e dialogar diretamente com os gestores. “Foi muito importante porque apontamos muitas coisas que estávamos precisando e o secretário foi muito solícito”, diz. 

Ensino superior

Pinheiro também esteve reunido com os gestores da secretaria no Colégio Estadual José Leitão, onde visitou as instalações físicas, para planejar intervenções, e dialogou com a comunidade escolar sobre o eixo pedagógico.

“Estamos buscando promover a chegada do ensino superior a Santaluz, com a possibilidade da instalação de um Polo de Educação à Distância, através da nossa Universidade do Estado da Bahia, a Uneb. A expectativa de toda pessoa que sai do ensino médio é conseguir chegar ao ensino superior. Portanto, a gente está aprimorando a formação para o mundo do trabalho, mas também preparando as condições para que as pessoas possam chegar a uma etapa do ensino superior”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.