• Novembro Negro

Desenvolvimento Rural

15/07/2017 16:10

Assentamento Pancada Grande em Itacaré recebe a visita de chefs de cozinha

Um dia de aprendizado, troca de experiências e muito sabor. Assim foi o encontro entre os chefs de cozinha Caco Marinho, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, com os agricultores familiares do Assentamento Pancada Grande, no município de Itacaré, Território Litoral Sul, nesta sexta-feira (14).

 

O receptivo foi feito com um almoço que teve como cardápio salada, feijão, farofa, pirão, galinha caipira e outros pratos feitos com ingredientes que vêm da produção rural. Como retribuição ao acolhimento, os chefs de cozinha deram uma aula show, compartilhando um pouco do conteúdo que eles têm passado durante IV Festival de Sabores de Itacaré que segue até 23 de julho, e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

 

“Não tem coisa mais rica do que encontrar com a cozinheira do lugar, ver o tudo fresquíssimo, cozido com amor e devoção. A comida pode ser simples, mas muito saborosa, nutritiva, feita com ingredientes de qualidade, com amor e comprometimento. Ficamos emocionados por termos sido recebidos com tanto carinho. A gente comeu melhor do que em muito restaurante premiado”, confessou Caco Marinho.

 

Já Fabrício Lemos, lembrou que “foi emocionante, pois concretiza um sonho meu de conhecer o pessoal que trabalha com a agricultura familiar de fato, a gente defende isso em nossas palestras e busca ter acesso aos produtos que vêm do rural. Chegamos e fomos recepcionados com uma galinha caipira de excelente qualidade, um pirão gosto e outras comidas. Vi que eles dedicaram desde cedo para nos dar esse presente”.  

 

Como retribuição, os chefs Caco Marinho cozinhou uma tortilha de cará moela, e Fabrício Lemos fez um chips de banana da terra e moqueca de legumes verde. Todo passo a passo, dicas e sugestões foram compartilhadas com os agricultores presentes. “É bom a gente ter a visita desses chefs, pois eles trazem coisas novas que ainda não sabemos”, afirmou Marisa Siqueira de Jesus, agricultora do assentamento.

 

Slow Food e Assentamento

 

A assessora do Slow Food Brasil no Nordeste, Reveca Tapie, acompanhou o encontro e pontuou que a relação entre os chefs e o produtor é muito importante: “É possível mostrar a relevância da agricultura familiar na produção de alimentos saudáveis, promover a diversidade de produtos locais, muitos deles não conhecidos e com grande potencial gastronômico e, além de tudo, permitir a troca de experiências entre uma cozinha tradicional e técnicas contemporâneas".

 O presidente da Associação de Pancada Grande, José Alves Ferreira, conhecido popularmente, como Bubu, informou que a maioria dos produtos que estão sendo utilizado nas receitas da Cozinha Show, no IV Festival Sabores de Itacaré é da produção do assentamento: Banana da terra, batata doce, cacau, hortaliças e outros foram disponibilizados para que os chefs de cozinha elaborem suas receitas especiais durante do Festival com produtos da agricultura familiar. “É muito importante e gratificante ter os chefs de cozinha em nossa comunidade ensinando a aproveitar melhor o que gente produz. É uma parceria que vai trazer futuro para nós”, opinou Alves.

 

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.