• Prêmio de boias práticas 2017
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Educar para Transformar

14/07/2017 17:09

Espaço reúne obras de artistas da periferia de Salvador


De que forma a arte e a beleza influenciam o cotidiano das comunidades suburbanas? A partir desse questionamento, José Eduardo Ferreira dos Santos, professor doutor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), criou o projeto Acervo na Laje. Nascido no Subúrbio Ferroviário, ele acredita na arte como fator de mudança de paradigmas e estereótipos. 

O Acervo na Laje, que fica localizado no bairro de Plataforma, reúne obras e contribuições de artistas da periferia de Salvador. "Ele começou com uma pesquisa, em 2010, sobre a arte invisível da periferia. Agora temos a casa 1, onde temos a totalidade das obras, e a casa 2, para fazer oficinas e encontros", explica José Eduardo. 

As atividades oferecidas pelo projeto têm transformado a perspectiva de estudantes da rede estadual sobre a criação artística. "Eu tinha uma certa indignação pelo que eu via no meu bairro, pela falta de valorização da nossa cultura e da nossa história. Agora eu tenho conhecimento e consciência de que é algo a ser promovido", explica o estudante Reinaldo Silva.

O Acervo na Laje é tema de vídeo da série 'Educar para Transformar’, produzida pela Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom).

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.