• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Sugestão de Pauta

14/07/2017 15:10

Sesab lança estratégia para reduzir mortalidade neonatal

Com o objetivo de programar ações estratégicas visando à redução da mortalidade neonatal, até 28 dias de vida, e a qualificação da atenção ao recém-nascido, será lançada oficialmente na Bahia, pelo Ministério da Saúde, a “Estratégia QualiNEO”. O lançamento será na próxima segunda-feira, dia 17, às 9 horas, na Maternidade de Referência Professor José Maria Magalhães Neto, quando será assinado o Termo de Adesão e Compromisso entre Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e do Município de Salvador e as Maternidades do Hospital Geral Roberto Santos, Maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto e Climério de Oliveira.

A Estratégia QualiNEO foi criada pelo Ministério da Saúde e apresentada aos estados prioritários, de maior concentração de mortalidade neonatal (acima de 11 para 1000 Nascidos Vivos): Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe. Os critérios para a seleção foram a existência de Centro de Referência no Método Canguru, Hospital de Ensino ou maternidade que concentram o maior número de óbitos neonatais absolutos do estado.

Com a estratégia, pretende-se focar no recém-nascido como forma de dar continuidade à qualificação perinatal iniciada com a Rede Cegonha, que permitiu a melhoria da atenção à mulher, desde o planejamento reprodutivo até a gestação, parto e pós-parto.


Fonte: Ascom/ Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.