• Novembro Negro

14/07/2017 15:20

Secretaria da Educação e Uneb discutem ampliação dos complexos integrados

A Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), realizou, nesta sexta-feira (14), um encontro com diretores de departamento da Uneb, diretores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e gestores escolares. O objetivo foi apresentar o conceito dos Complexos Integrados de Educação (CIE), visando a ampliação e a implantação de novas unidades da Bahia.

Os Complexos Integrados de Educação são unidades da rede estadual que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço, com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Atualmente, a Secretaria da Educação do Estado mantém os Complexos Integrados de Educação de Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e de Ipiaú, em parceria com a Uneb.

O subsecretário da Educação, Nildo Pitombo, comentou sobre a importância do diálogo entre as universidades e a rede estadual de ensino para a melhora da Educação. “A ampliação das unidades do complexo dá a possibilidade que uma nova oferta de educação seja oferecida e possamos criar um laboratório, onde o Ensino Superior e a Educação Básica possam experimentar novas formas de aprendizado”, destacou.

Para o reitor da Uneb, José Bites, a oportunidade de implantar novos complexos nos diversos campi da universidade possibilita oferecer uma educação continuada aos estudantes. “O complexo dá condição à universidade de trabalhar um currículo interdisciplinar, apresentando alternativas metodológicas. É importante ressaltar que não estamos falando de escolas modelo ou de referência, mas unidades que estariam dialogando com as necessidades e especificidades de cada comunidade escolar”.

Para o assessor de Articulação da Educação Superior com a Educação Básica, da Secretaria da Educação do Estado, Robson Costa, “os Complexos fazem parte da política do Governo do Estado, que busca mostrar uma nova proposta pedagógica de intervenção forte e que esteja de acordo com os anseios da comunidade escolar. Atualmente, já possuímos um projeto concreto que apresenta uma proposta de gestão e pedagógico para todos que tiverem o interesse de aderir”.

Também estiveram presentes no encontro a diretora da Educação Integral, Catarina Santos, e o presidente do Fórum Estadual de Educação da Bahia, Marcius Gomes.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado