• mapa de mídias
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Cultura

16/06/2017 11:20

Museus reúnem arte, história e cultura da Bahia




A Bahia abriga uma quantidade expressiva de museus, que reúnem histórias, curiosidades e abrigam peças de arte das mais variadas possíveis. Em Salvador, um desses espaços é o Centro Cultural Solar Ferrão, localizado num solar do século XVII, no Pelourinho. Lá, é possível encontrar coleções singulares nas galerias, que estão sempre abertas para receber projetos de artistas baianos.

Atualmente, uma exposição de imagens de santos, intitulada Amém & Axé, da artista plástica Geórgia Legalle, reúne santos da Igreja Católica caracterizados com as contas dos orixás das religiões Candomblé e Umbanda. Ainda no Solar Ferrão, o público confere uma exposição de fotos, do fotógrafo Ricardo Sena, com imagens que retratam o cotidiano e as festas do calendário das religiões de matriz africana. A mostra contém fotografias de espaços situados em Salvador, Cachoeira, São Félix, Santo Amaro e Ilha de Itaparica.

Na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, está localizado o Parque Histórico Castro Alves, criado em 1971, na fazenda que deu origem à cidade, e onde nasceu o poeta Castro Alves. O espaço abriga o acervo do poeta e também de sua família. Além disso, também acolhe exposições temporárias, como a que está disponível no momento, sob responsabilidade de Washinton Queiroz, relatado a vida e o ofício dos vaqueiros, que foi reconhecido como patrimônio cultural da Bahia, em 2012.

A Rota dos Museus é tema do novo vídeo da série 'Nossa Cultura', produzida pela Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom).
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.