• Prêmio de boias práticas 2017
  • São João da Bahia

Agricultura Familiar

14/06/2017 20:20

Oficinas promovem comercialização de produtos da agricultura familiar na Bahia

Para fortalecer o processo de comercialização no estado, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) promoveu a Oficina de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. A etapa foi concluída, nesta quarta-feira (14), no município de Bom Jesus da Lapa, no Território Velho Chico.

As oficinas tiveram como objetivo promover o aumento do percentual de compras institucionais dos municípios, dos produtos oriundos da agricultura familiar, por meio, por exemplo, do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A iniciativa foi da Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf/SDR), da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs).

Segundo a diretora de Agregação de Valor e Acesso aos Mercados, da Suaf/SDR, Elizabete Costa, mais de 300 municípios participaram das oficinas territoriais que integraram a capacitação sobre as compras públicas governamentais. “Concluímos uma programação extensa no mês de maio e junho e esperamos que, a partir de agora, os municípios ampliem o números de chamadas públicas. Vamos continuar acompanhando e monitorando para que todos os municípios abram editais para possibilitar a participação da agricultura familiar nas vendas, através de programas institucionais nos municípios, e, com isso, dinamizar a produção e comercialização da agricultura familiar nos territórios baianos”.

Participaram das oficinas prefeitos, vereadores, secretários de agricultura, educação, desenvolvimento econômico, planejamento social, consócios públicos, representantes de colegiados territoriais, sindicados de trabalhadores rurais, associações, cooperativas, redes de comercialização, redes de Ater, universidades, movimentos sociais, conselhos municipais e de alimentação escolar, centros públicos de economia solidária, movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, órgãos federais e estaduais, agricultores familiares e diversos agentes envolvidos em comercialização.

As oficinas sucederam a Oficina Estadual sobre a Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, realizada em Cruz das Almas, no mês de abril, que teve o intuito de capacitar técnicos das entidades de Ater e do Setafs para dar suporte nas oficinas territoriais.

Fonte: Ascom/SDR

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.