• Prêmio de boias práticas 2017
  • Partiu Estágio
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Trânsito

19/05/2017 16:32

Ibametro defende fiscalização intensiva do cronotácografo para reduzir acidentes

Nesta sexta-feira (19), o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), participa de evento da Associação Nacional dos Postos de Ensaio de Cronotacógrafos (ANPECI), que reúne profissionais e lideranças do setor em Natal.

O Ibametro foi convidado para compartilhar informações sobre o exitoso Termo de Cooperação Técnica assinado com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA). Pioneiro nessa modalidade, o acordo visa, por meio de fiscalização conjunta do instrumento, proporcionar uma maior segurança nas estradas e rodovias baianas.
 
O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, explicou que o cronotacógrafo é considerado a “caixa preta” de veículos de grande porte, sendo peça fundamental para a elucidação dos acidentes no trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro (Lei Federal 9.503/97) determina a obrigatoriedade do instrumento em automóveis que fazem transporte escolar, transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso brutal total superior a 4536 kg. O equipamento deve passar por verificação metrológica a cada dois anos para garantir a idoneidade de suas informações.
 
O Termo de Cooperação entrou em vigor com a publicação da Portaria 632, de 9 de maio de 2017, no Diário Oficial do Estado (DOE). “Com o apoio do Detran-BA, vamos avançar ainda mais na fiscalização do crono na capital. E o nosso intuito é fazer parcerias com as prefeituras municipais para agilizar a fiscalização em todo o Estado”, ressalta Leal. Em 2016, o Ibametro realizou a verificação de mais de 25 mil cronotacógrafos. Este ano, oito mil já foram certificados.
 
Fonte: Ascom/Ibametro

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.