• Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Cultura

19/05/2017 11:50

TCA Instrumental estreia projeto 'Segundas Concertantes'

Uma série de oficinas de apreciação musical será promovida pelo grupo ‘TCA Instrumental’, com o objetivo de contribuir com a difusão, divulgação, promoção e a formação de público para a música de concerto. Trata-se do projeto ‘Segundas Concertantes’, que estreia nesta segunda-feira (22), às 13h30, no Foyer do Teatro Castro Alves (Campo Grande), em Salvador, com acesso gratuito.

A ideia do grupo é realizar as oficinas sempre em espaços alternativos às salas de teatro ou de concerto, conquistando novas plateias, proporcionando às pessoas de todas as idades o acesso ao conhecimento musical erudito que tem sido, cada vez mais, expandido no estado, por meio de instituições como a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia).

instrumental
Foto: Adenor Gondim

‘As Segundas Concertantes’ acontecerão duas vezes ao mês, às segundas-feiras, sendo uma das edições sempre no TCA, que é a casa do grupo,, formado por 10 músicos contratados em regime especial (Reda) - Ana Zanata, Diogo Pimentel, Daniel Aly, Antônio Amorim (violinos), Fernanda Monteiro (violoncello), Rodolfo Lima (contrabaixo), Mariana Tudor (harpa), Sandra Romero (oboé), Jean Marques (fagote) e Stephan Sanches (trombone).

As demais oficinas deverão circular pela cidade, em instituições como a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e Fundação Cultural (Funceb), por exemplo. O programa abrange a descrição e a execução de peças de grandes compositores característicos dos cinco períodos históricos em que a música ocidental se desenvolveu e expandiu por todo o mundo – o Barroco, Clássico, Romântico, Moderno, Contemporâneo e ainda a Música Popular Brasileira (MPB).

Quem comparecer às oficinas terá a oportunidade de apreciar ao vivo obras de mestres como Bach, Mozart, Tchaikovsky, Beethoven, Brahms, Mozart, Stravinsky e os brasileiros Villa-Lobos e Luiz Gonzaga. Leia mais no site do TCA. O grupo promoverá também ensaios abertos. O ensaio da oficina do dia 22 deste mês aconteceu nesta sexta-feira (19), às 10h, no camarim 12 do TCA. O da oficina dia 29, será na sede da Secult, às 13h30, e a do dia 26, no camarim 12 do TCA, às 10h, do dia 26.

Fonte: Ascom/Teatro Castro Alves (TCA)

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.