• Prêmio de boias práticas 2017
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Governo

20/04/2017 11:49

Ações do Governo fortalecem saúde e agricultura familiar na região de Irecê

A interiorização das ações do Governo baiano vem melhorando cada mais a qualidade de vida da população, tanto das sedes municipais quanto dos que habitam no meio rural. Na região da Chapada Diamantina e de Irecê, na região norte baiana, estão sendo intensificadas obras nas áreas de abastecimento de água, saúde, segurança e apoio à agricultura familiar, com a entrega de equipamentos e implementos agrícolas, além de convênios de apoio às entidades e associações de produtores rurais.

Na área da saúde, o Governo constrói o Hospital Regional da Chapada, em Seabra. As obras seguem avançadas, com 90% dos serviços já executados. O hospital será referência na região, com atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de imagem e cirúrgico, além de ambulatório e equipamentos modernos, a exemplo de tomógrafo e ressonância.

Com o funcionamento do hospital, previsto para os próximos meses, os moradores da região não precisarão mais se deslocar para outros municípios, como Feira de Santana e Salvador, a fim de realizar procedimentos médicos. Isso possibilitará maior comodidade, economia e conforto para a população.

Policlínica

Além do hospital, segue em obras a Policlínica Regional de Irecê, que será administrada por meio de um consórcio interfederativo de saúde e atenderá 19 municípios da região, com até 18 especialidades médicas, além de serviços de apoio ao diagnóstico, como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética. O investimento de R$ 19 milhões em obras e equipamentos beneficiará mais de 420 mil pessoas.

O objetivo do Governo do Estado é promover a interiorização da saúde, por meio da implantação de hospitais regionais e de 28 policlínicas no interior baiano, de modo que a população interiorana seja atendida próximo à residência, sem precisar se deslocar para centros urbanos mais distantes, economizando tempo e dinheiro.

Viaturas e equipamentos agrícolas


Cinco municípios da região – Irecê, Central, João Dourado, Presidente Dutra e Uibaí – receberam seis novas viaturas para reforçar a segurança pública. As viaturas entregues à Polícia Militar da região irão ajudar no patrulhamento e na garantia de maior segurança à população.  Para os agricultores familiares, foram entregues 28 tratores e implementos agrícolas, possibilitando a melhoria da produção e o barateamento dos custos de produção. Os equipamentos são destinados às cooperativas e associação de agricultores locais. As ações do governo também possibilitaram assistência técnica aos produtores da região, por meio de convênios entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) e cooperativas da região, através do programa Bahia Produtiva. Trata-se de um programa que visa apoiar os agricultores familiares da Bahia, onde vivem 700 mil famílias dessa atividade.

Outra importante ação na região foi a criação de Centro Público de Economia Solidária (Cesol), espaço que oferece, gratuitamente, qualificação técnica e assistência jurídica, contábil e administrativa a empreendimentos econômicos e solidários, além de comercializar seus produtos e articular oportunidades na geração, fortalecimento e promoção dos trabalhos. O Cesol do Território de Irecê contempla 54 empreendimentos econômicos e solidários, envolvendo 800 famílias, de 150 comunidades, pertencentes a 20 municípios da região.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.