• Prêmio de boias práticas 2017
  • Partiu Estágio
  • Novs sedes e visturas reforçam segurança no Sudoeste
  • Investimentos na região sisaleira

Funcionalismo

20/03/2017 14:10

Planserv apoia Março Roxo para ampliar conscientização sobre epilepsia

Março é o mês dedicado à conscientização a respeito da epilepsia, uma das condições mais antigas que atingem o ser humano. Apesar de ser conhecida há tanto tempo, ainda hoje a doença é cercada por preconceitos, motivo pelo qual foi criado o movimento “Março Roxo”, que busca informar a sociedade sobre a doença. “Apoiamos esta data porque entendemos que a conscientização das pessoas através do conhecimento é a melhor forma de vencer qualquer tipo de preconceito”, conta a Coordenadora Geral do Planserv, Cristina Cardoso.

Qualquer pessoa pode desenvolver epilepsia ao longo da vida e quem tem o diagnóstico “deve conhecer bem o que a Ciência reúne de dados sobre a patologia, inclusive por uma questão de autoconhecimento. Quanto mais informações tiver sobre sua condição, mais fácil será lidar com possíveis preconceitos que, infelizmente, persistem em nossa sociedade”, alerta a psicóloga da Coordenação de Prevenção do Planserv, Márcia Deocleciano.

A psicóloga sugere, ainda, que pacientes com epilepsia recebam o devido suporte familiar (a família também precisa compreender o problema), participem de grupos e redes de apoio e, sobretudo, “não abram mão de sua vida social nem dos seus objetivos de vida por conta da patologia que, na maioria dos casos, não prejudica as atividades laborais e permite uma inserção normal no ambiente de trabalho e na sociedade”, conclui. Confira a matéria completa no site da Saeb.


Fonte: Ascom/ Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.