• Ficha de inscrição para o Programa Mais Futuro
  • Programa Primeiro Emprego
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas

Cidadania

18/03/2017 14:00

Projeto inscreve pessoas em situação de rua e usuárias de drogas em cursos profissionalizantes

O Ponto de Cidadania, que integra as ações do Programa Corra Pro Abraço, inscreve pessoas em situação de rua, sobretudo aquelas que fazem uso de drogas, em cursos profissionalizantes de eletricista básico e manicure e maquiagem. Os interessados devem procurar os contêineres do projeto, localizados na região do Pela Porco, na Avenida Sete Portas, em Brotas e na Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça das Mãos, no Comércio, até o dia 28. 

Com um total de 60 horas, as aulas serão realizadas gratuitamente, de segunda a sexta, exceto às quartas-feiras, no período de 3 de abril a 30 de maio, na sede da ONG Comunidade Cidadania e Vida (Comvida), no Jardim Baiano, em Salvador. Segundo o coordenador do Ponto de Cidadania, Tiago Cerqueira, a oferta dos cursos gratuitos surge de uma demanda dos próprios usuários dos serviços da rede de atenção psicossocial. “Eles e elas querem entrar no mercado de trabalho, mas nem todas as pessoas possuem cursos e estão qualificadas", comenta o coordenador. 

Cerqueira destaca ainda que estas atividades também ocorrem como estratégia de redução de danos. “Durante o período que estão fazendo os cursos, as pessoas diminuem o uso de substâncias psicoativas, porque estão focados”. As vagas são limitadas e serão encerradas assim que forem preenchidas. Os certificados serão entregues aos cursistas que tiverem até 70% da frequência.

Acolhimento e cuidado 

Iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio da Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (Suprad), o Ponto de Cidadania existe desde 2014, em parceria da Comvida. O projeto é uma unidade de acolhimento e cuidado, promoção da saúde e da cidadania,destinado às pessoas em situação de rua e usuários de álcool e outras drogas. 

O Ponto de Cidadania funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, com exceção das quartas, quando estão abertas apenas pela manhã, assim como nos sábados, de 8h às 12h.

Fonte: Ascom/Corra Pro Abraço

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.