• Ficha de inscrição para o Programa Mais Futuro
  • Programa Primeiro Emprego
  • Governo - Anel Viário de Candeias
  • Governo - Hospital N. S.do Bom Sucesso em Cruz das Almas

Justiça Social

17/03/2017 16:30

Corra pro Abraço promove palestra com o psiquiatra Antônio Nery Filho

O Programa Corra Pro Abraço, coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), realiza, na próxima terça-feira (21), Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, a aula inaugural do Curso de Redução de Danos e Referência de Campo, voltado para pessoas em situação de rua e usuários de substâncias psicoativas.

Com o tema 'Por que os humanos usam drogas?', a palestra da abertura - ministrada pelo psiquiatra e referência nacional em políticas sobre drogas, Dr. Antônio Nery Filho - será aberta ao público, no auditório do Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador (Cesat), no Canela, às 10h, e terá transmissão ao vivo, na página do Programa no Facebook.

Direcionadas apenas para pessoas em situação de rua e usuárias de drogas, que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica, as aulas do curso serão realizadas até o final de 2017 por especialistas, acadêmicos e militantes sociais. Os participantes desta primeira edição foram identificados nos campos onde o Programa Corra Pro Abraço atua em Salvador: regiões do Centro Antigo e Cidade Baixa. E também pessoas encaminhadas pelo Núcleo de Prisão em Flagrantes do Tribunal de Justiça, através das audiências de custódia.

Segundo a coordenadora geral do Corra Pro Abraço, Jamile Carvalho, o curso tem como objetivo tornar os participantes em referências de cuidado em seus territórios, atuando na divulgação de informações e práticas de redução de danos e riscos sociais relacionados ao consumo de drogas, bem como no fomento ao acesso aos serviços públicos. “Ao final do curso, espera-se que esses sujeitos sejam agentes multiplicadores, contribuindo com sua coletividade e para superação de privação de direitos fundamentais, como moradia, educação, saúde, alimentação, trabalho, acesso à justiça, lazer e documentação, entre outros”, explica Jamile. 

Durante o curso, os alunos terão acesso a outras estratégias de redução de danos sociais oferecidas pelo programa, como arte-educação, esporte, formação continuada em letramento e alfabetização, e ações de mobilização social. "Além da formação política e cidadão, o objetivo do curso é assegurar qualidade de vida às pessoas, ao promover a ressocialização aliada à capacitação", afirma o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

Fonte: Ascom/
Corra pro Abraço

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.