• Banner Carnaval 2020
  • Revista Terra Mãe
  • Revista Terra Mãe
  • mapa de mídias
  • Portal SEI

Premiação

09/03/2017 16:00

Projeto Ronda para Homens é premiado em São Paulo

O projeto Ronda para Homens, da Operação Ronda Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia (PMBA), foi premiado com o Selo FBSP de Práticas Inovadoras 2017, na quarta-feira (8), em cerimônia no Museu da Casa Brasileira, na capital paulista. A iniciativa foi do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Instituto Avon, que anunciaram as três melhores práticas nacionais de combate à violência contra a mulher do país, dentro das instituições policiais.

Além do projeto Ronda para Homens da Ronda Maria da Penha na Bahia, foram premiados o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Violência de Gênero e Núcleo Policial Investigativo do Feminicídio, no Piauí, e a Rede de Frente - Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica Contra Mulher de Barra do Garças e Pontal do Araguaia, no Mato Grosso.

O projeto Ronda para Homens tem como concepção atuar na sensibilização e capacitação de homens para o fim da violência contra a mulher. Ele é realizado por meio de oficinas com participação exclusivamente masculina, com dois policiais militares do efetivo da unidade como facilitadores. Atende a PMs e a sociedade civil por meio de demanda espontânea e programação interna da equipe da Ronda.

O Selo FBSP de Práticas Inovadoras é uma iniciativa que busca reconhecer práticas desenvolvidas pelas instituições policiais e guardas municipais com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, sistematizando e disseminando o conhecimento produzido por e para profissionais da segurança pública com iniciativas de enfrentamento à violência contra as mulheres em suas múltiplas formas - física, psicológica, patrimonial, institucional, ciberviolência, etc.

Na primeira fase foram selecionadas 11 iniciativas finalistas pelo Comitê de Seleção do Selo. Entre as mais de 200 propostas enviadas de 18 estados brasileiros, três iniciativas foram vencedoras, sendo a da Ronda Maria da Penha a única entre as corporações policiais militares. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão atuar como espaço permanente e inovador de debate, articulação e cooperação técnica para segurança pública do Brasil.

Ronda

A Operação Ronda Maria da Penha, além de Salvador e região metropolitana, atua ainda nos municípios Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro e Feira de Santana, em acompanhamento de mulheres vítimas de violência sob medida protetiva instaurada. A premiação do selo aconteceu na mesma data em que a Ronda completou dois anos de atuação: o Dia Internacional da Mulher.

A unidade conta com parceria da Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Secretaria Especial de Política para as Mulheres (SPM), Ministério Público (MP), Tribunal de Justiça (TJ) e Defensoria Pública.

Fonte: Ascom/PMBA

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.