• Programa Primeiro Emprego
  • Investimentos na região sisaleira

09/03/2017 11:40

Vitória da Conquista recebe reunião itinerante do Pacto Pela Vida

Realizada nesta quinta-feira (9), em Vitória da Conquista, a segunda reunião itinerante do Pacto Pela Vida (PPV) contou com a participação do governador Rui Costa e demais autoridades. “Nós resolvemos, a partir de 2017, iniciar esta caravana da paz, caravana da vida, buscando aproximar a direção das nossas instituições de segurança pública. O diálogo entre os poderes também é muito importante. Devemos sempre nos colocar no lugar do outro. O mérito do nosso trabalho é entender que a construção da sociedade se dá de forma coletiva, e não de cima para baixo”, destacou.

Rui ressaltou que o acordo entre as instituições públicas da Bahia tem o objetivo de planejar ações e alcançar a redução dos indicadores de violência. “Cada um na sua cadeira, aqueles que têm a função do policiamento, aqueles que têm a função de julgar, o legislativo, cada um na sua posição, sugerindo, alinhando e corrigindo rumos. O objetivo é corrigir rumos e reduzir distâncias. A ideia é falar menos e ouvir mais”.

Os participantes do encontro desta quinta decidiram que, assim como acontece com o balanço do PPV a nível estadual, serão realizadas reuniões mensais na cidade. "Ficou o compromisso que esta reunião passará a ser mensal aqui em Vitória da Conquista, com a presença dos poderes locais e regionais. Também debatemos algumas medidas e ações pleiteadas pelo Ministério Público e pelo Judiciário, como a instalação da Delegacia do Menor, iniciativa que já assumi o compromisso e tomarei as medidas legais a partir de hoje. A Casa de Acolhimento ao Menor é outra ação pleiteada e que estamos engajados a implantar. Infelizmente o Governo teve algumas dificuldades para resolver assuntos no Ministério da Justiça nos últimos meses, com essas mudanças de ministro, mas espero que possamos resolver as pendências agora e iniciar essas obras o mais rápido possível", afirmou Rui Costa.

Pacto Pela Vida
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

O Pacto Pela Vida, programa estadual que também conta com iniciativas de prevenção social para a população vulnerável, passou a contar com reuniões regionais em 2017. A primeira, nesse modelo, ocorreu em Feira de Santana, no mês passado. Para o governador, o objetivo dos encontros não é apenas ouvir queixas ou elogios. “Queremos ouvir o que precisa ser melhorado e, de preferência, já com uma solução para o problema. Se não houver soluções sugeridas aqui, haveremos de encontrar posteriormente essas soluções”.

Inaugurações e entregas

Pela tarde, ainda em Vitória da Conquista, o governador Rui Costa vai inaugurar as novas sedes das 77ª e 78ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) e o novo Departamento de Polícia Militar da 92ª CIPM. Ele também entrega 23 viaturas para a PM, sendo oito de modelo Ranger, para os municípios de Potiraguá, Itapetinga, Cândido Sales e Vitória da Conquista, quatro de modelo Pálio para Vitória da Conquista, e Itapetinga, e 11 motos modelo XRE 300 para Vitória da Conquista.

Para a Polícia Civil serão entregues dez viaturas, sendo nove modelo Spin para os municípios de Anagé, Aracatú, Barra do Choça, Cândido Sales, Vitória da Conquista, Itambé, Itapetinga, Itarantin e Macarani, e uma Ranger para Vitória da Conquista. Já para o Corpo de Bombeiros, serão entregues um Sandero, uma Ford Ranger, um conjunto desencarcerador e um notebook para o 7º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM).

Repórter: Raul Rodrigues

Publicada às 11h40