• Aplicativo
  • Revista Terra Mãe
  • Premio servidor cidadão
  • RH Bahia
  • Portal SEI

Cultura

11/05/2016 10:30

Estado moderniza Concha Acústica do Teatro Castro Alves

A inauguração da nova Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) será neste final de semana, de sexta (13) a domingo (15). Serão três noites de apresentações de diversos artistas no Festival Eu Sou a Concha, além de um show extra dos Novos Baianos, na segunda-feira (16). Para ver de perto o resultado do investimento estadual da ordem de R$ 80 milhões, o governador Rui Costa, acompanhado da imprensa, conheceu os camarotes, percorreu a esplanada, estacionamento com capacidade para cerca de 300 carros, arquibancada, camarins, sala de imprensa, passarela luminotécnica e o palco, onde conversou com jornalistas, na manhã desta quarta (11).

“É a cultura da Bahia falando mais alto. Nenhum estado brasileiro tem na cultura o seu marco e sinergia tão fortes com o povo como na Bahia. Esta é só a primeira etapa [das obras]. A próxima será a Sala do Coro, que vamos repaginar e, após inaugurá-la, vamos entrar [fazer melhorias] na Sala Principal para atualizá-la tecnologicamente e colocá-la dentro das normas atuais, inclusive contra incêndio, melhorando a acústica e o conforto”, disse o governador.

Ainda sobre as próximas fases das obras, Rui Costa adiantou que pretende tornar o equipamento cultural autossustentável, no que se refere ao uso de água e energia elétrica. “Estamos, inclusive, buscando parceria com a iniciativa privada, porque queremos que o telhado seja todo de placa solar, para tornar o teatro autônomo em relação à energia. Ou seja, a conta de energia daqui, que é alta, possa ser paga com a geração de energia [solar] no próprio telhado. Nas próximas intervenções, também queremos [implantar um sistema para] captar água da chuva para ser usada nos banheiros. Além de ser um patrimônio da nossa cultura, queremos que este local seja, ambientalmente, sustentável”.

Passarela luminotécnica

Considerada um dos destaques da nova concha, a passarela luminotécnica, que permite uma vista aérea da montagem de todos os elementos técnicos de luz e som, agradou os profissionais que trabalham nos bastidores, como o engenheiro de som Vavá Furquim, que ficou impressionado com a nova estrutura.

“Desde a década de 70, participei de aqui de grandes shows, tanto vendo, quanto trabalhando. Agora, temos um espaço cênico com todas as qualidades e necessidades que não tínhamos antes. Um palco limpo, sem nenhuma interferência. O som está colocado lá em cima, todo virado para a plateia, como tem que ser, sem nenhuma interferência visual no espaço cênico”, afirmou o engenheiro de som.

Sobre o acesso de veículos grandes que transportam equipamentos, o profissional, que há mais de 30 anos trabalha com sonorização, observou que “agora temos entradas para caminhões, docas, armazenamento, troca de palco, tudo isso está bem resolvido”.

Estacionamento

Durante a visita, o governador destacou ainda as 300 vagas de estacionamento que foram criadas com a construção do edifício garagem da Concha Acústica. Além de ser mais uma opção para quem precisa estacionar no centro de Salvador, a utilização comercial do espaço vai gerar renda ao TCA.

“Estamos dando uma contribuição extra ao tráfego do [bairro do] Campo Grande. Não tinha onde estacionar. Era um dos graves problemas aqui desta região. As 300 vagas de estacionamento não servirão apenas para os dias de show. O teatro vai licitar para que uma empresa faça a operação do estacionamento todos os dias da semana. Com isso, o teatro também ganha uma renda. Ajudando a subsidiar o custeio, deixando o Teatro Castro Alves ainda com mais força e autonomia financeira”, ressaltou Rui.

Evento gastronômico

Também já está montado o palco na esplanada, onde a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) vai se apresentar de graça na tarde de domingo (15), durante evento gastronômico que será parte da programação do festival, que tem patrocínio da Coelba e Água de Coco Obrigado.

Repórter: Jhonatã Gabriel

Áudio:

Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.