• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia

Mobilidade

11/01/2016 09:40

Governo entrega terminal de integração do metrô no Acesso Norte

O governador Rui Costa entregou, na manhã desta segunda-feira (11), o Terminal de Integração de Passageiros Acesso Norte, construído e administrado pela CCR Metrô Bahia. Localizado próximo à Rótula do Abacaxi, com cerca de cinco mil metros quadrados de área construída e capacidade para receber 70 mil usuários/dia, o novo terminal contará, inicialmente, com sete linhas de ônibus metropolitanas e urbanas. Num primeiro momento, as linhas metropolitanas não têm integração tarifária com o metrô, já os passageiros que usarem as linhas urbanas pagarão apenas uma tarifa.

O terminal de ônibus funciona de segunda a sexta-feira, das 5h30 às 22h e aos sábados, das 5h30 às 14h30. Gradualmente, o horário será ampliado conforme funcionamento da operação do metrô. O equipamento está diretamente ligado à Estação Acesso Norte linha 1 e à futura Estação Acesso Norte linha 2 do metrô, através de uma passarela de interligação que será acessada por rampa, escada fixa e escada rolante.

Para garantir a segurança dos usuários, o terminal conta com 30 colaboradores diretos e terceirizados e 24 câmeras de monitoramento que são interligadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia.

A arquitetura do terminal privilegia a luz natural e a utilização de lâmpadas LED, possui rota tátil para pessoas com deficiência visual, sanitários totalmente acessíveis e sala de primeiros socorros. A obra durou oito meses e contou com 450 operários diretos, indiretos e terceiros envolvidos em dois turnos de trabalho.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.