• São João da bahia

Turismo

28/10/2015 18:45

Festival do Morro leva música e turistas ao baixo sul da Bahia

Em sua sexta edição, o festival da Ilha Morro de São Paulo começa nesta sexta-feira (30) e continua até 1º de novembro em pleno feriadão. Patrocinado pelo Governo do Estado, por meio da Bahiatursa, Secretaria do Turismo (Setur) e do Fundo de Cultura da Bahia, o evento já faz parte do calendário cultural baiano e atrai turistas do Brasil e de várias partes do mundo. A ilha fica no arquipélago de Tinharé, município de Cairu, no baixo sul do estado.

Atrações

O festival aconteceu pela primeira vez, em 2010, e este ano tem várias novidades, a começar pela mudança do nome, agora chamado ‘Festival do Morro’. São três dias de muita música na ilha com grandes atrações da MPB que vão movimentar a Segunda Praia, o palco da festa. O evento é gratuito e os organizadores estimam público de aproximadamente 20 mil pessoas por noite.

Zeca Baleiro, Maria Rita e as bandas BaianaSystem e Negra Cor participam do festival. Outras atrações nacionais, bandas e cantores regionais também vão dividir o palco principal, como o DJ Renatinho, a banda Soul Bamba, Pablo Dominguez, Dio Cunha e Santo Jorge, Márcio D’Eça e Andréa Nery.

Sustentabilidade

Pelo quarto ano consecutivo, o festival levanta a bandeira da ‘Sustentabilidade’. Por ser realizado numa Área de Proteção Ambiental (APA), a preservação ambiental é uma das principais preocupações da organização do evento. Em 2015, toda a cenografia do festival foi elaborada com materiais sustentáveis, inclusive os adornos que vão decorar a Vila, do Século XVI, com elementos ilustrativos da fauna e flora inspirados no tema ‘Primavera de Cores e Sons’. A decoração é assinada cenógrafo baiano João Teixeira, responsável por grandes produções cenográficas no Brasil e fora do País.

Ocupação hoteleira

A expectativa do trade é que a ocupação hoteleira deste ano seja maior do que em 2014, atingindo a marca de 100%. Os empresários já comemoram os resultados, que estão na faixa de 95% de leitos reservados. A expectativa é que o festival atraia público estimado 12 mil turistas hospedados.

O evento movimenta toda a cadeia turística da região, aquecendo a economia local. Com esses números, o Festival do Morro se consolida como ocasião das mais importantes do calendário turístico da ilha, concorrendo diretamente com o Réveillon e a ressaca de Carnaval, datas de alto movimento turístico.

A realização do festival proporciona aumento significativo na oferta de vagas de empregos temporários. O trade turístico aproveita a festa para contratar e preparar novos trabalhadores para a temporada da alta estação.

Programação

Sexta-feira (Dia 30)


21h -  DJ Renatinho ­­­­­­
22h - Zeca Baleiro
23h30 - Banda Soul Bamba ­­­­­­


Sábado (Dia 31)

21h - DJ Renatinho ­­­­­­
22h - Pablo Dominguez ­­­­­­
23h - Maria Rita 22h30
0h30 - Dio Cunha e Santo Jorge ­­­­­­
01h30 -  Márcio D’Eça ­­­­­­

Domingo (1º de novembro)

21h - DJ Renatinho ­­­­­­
22h - Andréa Nery ­­­­­­
23h - BaianaSystem 22h30
0h30 - NegraCor 00h



Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.