• Portal SEI

Cultura

10/06/2015 12:53

Cantora da República Tcheca é solista convidada da Osba em concerto

Mais um concerto inédito da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), pela Série Jorge Amado, será realizado nesta quinta-feira (11), na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), às 20h. A apresentação terá as participações especiais do maestro Helder Trefzger, titular da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, e da cantora lírica tcheca Edita Randová, mezzo-soprano de grande prestígio em seu país e reconhecida pelo alcance e tom de voz, expressão artística e excelente técnica. 

O concerto presta uma homenagem à cantora lírica tcheca Klementina Kalasová (1850-1889), que, entre outros, usava o nome artístico de Clémence Kalas e era uma das favoritas do compositor italiano Giuseppe Verdi (1813-1901). Os ingressos para a apresentação estão à venda e custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). 

A ideia da apresentação, resultado de uma parceria entre a Embaixada da República Tcheca, em Brasília, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), o TCA e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), é de resgatar a memória de Clémence Kalas, que fez sucesso em Salvador quando integrava a companhia de Carlos Gomes (1836-1896). Ela morreu aos 39 anos na capital baiana, vítima de febre amarela. 

Embora a artista tenha feito carreira internacional, ela não teve o reconhecimento merecido no seu país de origem, embora seja lembrada na Europa. Antes da apresentação, às 19h, no Foyer do TCA, será lançado o livro ‘Klementina Kalasová - Clémence Kalas: a estrela tcheca que ficou na Bahia’, de autoria de Bohumila Araújo. O prefácio é assinado pelo músico, professor e pesquisador Lucas Robatto, integrante da Orquestra Sinfônica da Bahia. A Osba é mantida pela Secult, por meio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e do TCA. 

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.