• Portal SEI
  • Festival

Cultura

16/01/2015 18:00

Arquivo Público do Estado da Bahia completa 125 anos

O Arquivo Público do Estado da Bahia, localizado na Baixa de Quintas, em Salvador, completou 125 anos nesta sexta-feira (16), consolidando-se enquanto segunda mais importante instituição arquivística pública do país. Fazem parte do  extenso e rico patrimônio documentos produzidos e acumulados no período colonial, monárquico e republicano brasileiro, que são diariamente buscados por pesquisadores de todo Brasil e de outros países.

Em 1890, o então governador da Bahia, Manoel Victorino Pereira, por meio de Ato, criou o Arquivo Público. Recentemente, após extensa reforma, a instituição teve o telhado, forro e assoalho reestruturados. Esta foi a primeira intervenção feita no prédio desde 1980, quando o arquivo foi instalado no atual endereço.

O Solar da Quinta do Tanque ganhou novo telhado em toda extensão do pavimento superior, onde funcionam a Biblioteca, a Sala de Consulta e o Auditório. As próximas etapas contemplam a rede hidráulica, pintura, reforma de janelas, banheiros e paredes, entre outras ações já aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O arquivo recebe cerca de 500 pesquisadores mensalmente. Para o advogado Luiz Walter Coelho Filho, que frequenta a instituição há 15 anos, o local é um espaço indispensável para o trabalho do pesquisador. “Aqui se tem uma base de dados muito importante e uma organização, com pessoas comprometidas que atendem muito bem o público”.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.