• Novembro Negro

Transportes

02/12/2014 18:51

Metrô de Salvador já transportou mais de dois milhões de passageiros

O Sistema Metroviário de Salvador alcançou, nesta terça-feira (2), dois milhões de passageiros transportados desde o início da operação assistida, no mês de junho deste ano. Desde que atingiu um milhão de usuários, em outubro, o modal dobrou o fluxo de pessoas nos últimos dois meses. A marca foi registrada simbolicamente pelo servente de pedreiro Leandro Souza.

Ao passar pela catraca da Estação Lapa, Leandro seguia a rotina diária fazendo o retorno entre o trabalho, na Avenida Contorno, e a casa onde mora, em Águas Claras. Desde que passou a utilizar o metrô combinado a um pequeno trecho de ônibus, ele consegue fazer o mesmo percurso gastando a metade do tempo. “Indo de ônibus daqui até lá eu gastaria duas horas e agora chego em uma hora, e posso descansar mais, aproveitar melhor o tempo com a família”.

Recorde

Na última semana, o sistema registrou recorde de passageiros em um dia. Das 8 às 18h da sexta-feira (28), foram transportados 27.014 passageiros nas estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro, segundo a CCR Metrô Bahia, empresa que administra o transporte - a média diária é de 21 mil usuários.

Para o presidente da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eduardo Copello, o crescente número de passageiros confirma a aceitação e o potencial do metrô como principal transporte de massa da capital baiana. “Mesmo em operação assistida, com horário reduzido, já há aceitação grande e as pesquisas indicam a qualidade, segurança, rapidez e conforto como principais vantagens do metrô”.

Funcionamento

O metrô segue funcionando de forma gratuita de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Aos sábados, das 8 às 13h, e em horários especiais em dias de jogos e de eventos na Arena Fonte Nova. Morador de Pirajá, o mecânico Maicon Filho já usufrui da maior rapidez do sistema. “Dá pra ter uma idéia de como vai ser quando chegar a Pirajá porque já está facilitando bastante pra gente”.

A extensão atual é de 7,3 quilômetros com cinco estações em funcionamento - Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Acesso Norte e Retiro. A próxima estação a entrar em operação é Bom Juá, com previsão para o primeiro semestre de 2015. Após Bom Juá, a prioridade é concluir a Estação Pirajá e iniciar as obras da Linha 2, que deve estar pronta em 2017.

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.