• mapa de mídias
  • Portal SEI
  • RH Bahia
  • RH Bahia

Segurança

21/08/2014 17:30

Sistema penitenciário recebe 30 veículos para unidades na capital e interior

A segurança pública da Bahia ganhou reforços com a entrega de 30 veículos, entre oito carros-celas, três caminhonetes - uma equipada especialmente para o Grupo Especial de Operações Prisionais (Geop) -, além de duas vans, um caminhão baú e 16 carros de pequeno porte para uso em trabalhos administrativos. Os novos equipamentos são destinados a unidades prisionais de Salvador e interior do estado, nas cidades de Feira de Santana, Ilhéus, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas.

Durante a cerimônia de entrega simbólica nesta quinta-feira (21), em frente à sede da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o secretário Nestor Duarte e representantes das unidades, que receberão os veículos, conferiram os novos carros. A expectativa é a melhoria da prestação do serviço do sistema prisional, garantindo mais agilidade e conforto aos presidiários e agentes. Os veículos serão utilizados no transporte de internos para audiências e hospitais, além de transferências de unidades.

Segundo Edna de Aquino Brito, coordenadora do Geop, que recebeu uma caminhonete S10, o carro muda a logística e melhora o trabalho. “Temos a equipe, a disponibilidade dos agentes e, agora com um veículo para o deslocamento, vamos atender mais rapidamente as solicitações das unidades, como os ofícios de escolta”.

A renovação de frota na capital baiana vai dispor de quatro carros-celas que vão atender a Salvador e região metropolitana, o que ampliará o número de escoltas diárias, de 60 transportes em média. O serviço faz parte da estratégia do Governo do Estado de humanização do sistema penitenciário, de acordo com o secretário Nestor Duarte. “Esses carros serão utilizados, entre outras funções, para levar os presos às audiências, evitando remarcação, o que agiliza os processos, possibilitando que eles sejam melhor atendidos, cumpram a pena e voltem ao convívio com a sociedade”.
.
Novas unidades

As ações de melhoria do sistema prisional baiano ainda incluem investimento na ampliação e criação de vagas em unidades na capital e interior. A Cadeia Pública de Salvador teve a capacidade ampliada em 100 vagas, assim como a Penitenciária de Itabuna, no sul do estado, em obra que aumentou a capacidade de dois para quatro módulos com 96 novos lugares.

Ainda este ano devem ser concluídas as construções dos centros de Detenção Provisórios de Salvador (masculino e feminino), Barreiras, Irecê, Vitória da Conquista, além das reformas do Conjunto Penal de Juazeiro e do Presídio Regional de Paulo Afonso.

Em parceria com o Ministério da Justiça, o Governo da Bahia, por meio da Seap, tem um projeto para licitação de mais 2.800 vagas para novas unidades em Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Senhor do Bonfim, Camaçari e Itabuna. Os investimentos previstos são de aproximadamente R$ 90 milhões, dos governos estadual e federal.

Áudio:

Vídeo:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.