• RH Bahia

08/08/2014 08:40

Osba realiza novo concerto gratuito na Igreja de São Francisco neste domingo

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) retorna com a série Manuel Inácio da Costa neste domingo (10), às 18h, à Igreja São Francisco, no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, com duas participações especiais - a violinista carioca Priscila Plata Rato, como solista convidada, além da regência do maestro Tiago Flores, atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa).

O repertório da noite inclui obras de dois grandes compositores que marcaram o período clássico - o germânico Ludwing van Beethoven, com ‘Abertura Coriolano e a Sinfonia nº5’, e o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, com ‘Concerto para Violino e Orquestra nº5’- K219.

A Osba, que tem como um dos objetivos realizar concertos gratuitos nas igrejas de Salvador, é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Cultural (Funceb) e Teatro Castro Alves (TCA). Seu curador artístico é Carlos Prazeres.

Tiago Flores

O maestro é graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e se especializou em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia). Venceu o concurso Jovens Regentes, promovido pela Ospa, e já atuou à frente de orquestras do Brasil, Uruguai, Venezuela, México, Itália, Áustria e Lituânia.

Regente da Orquestra de Câmara da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) desde sua fundação (1996), ele vem recebendo inúmeros elogios da crítica especializada. É aidna coordenador de um projeto de musicalização para crianças de baixa renda o ‘Ouviravida’.

Priscila Plata Rato

Natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos aos 8 anos de idade. Graduou-se na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e complementou os estudos na International Menuhin Music Academy. Na Suíça foi integrante da Camerata Menuhin, com a qual realizou concertos neste país, além de Portugal e França.

Em 2006 e 2007, participou da Nordic Music Academy, em Mors na Dinamarca, realizando concertos no Tivoli Hall. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, é violinista da Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera & Repertório, recitalista e violinista do Quarteto A Priori.